Dentista, seu consultório já está no mapa ???

Nesse artigo vamos explicar porque você dentista precisa colocar seu consultório (ou clínica) no mapa, e para tal falaremos do mais abrangente e consultado mapa da internet, o Google Maps.

Estar presente no Google Maps é simples. A gigante Google desenvolveu um leque de opções para divulgação de estabelecimentos comerciais, e a mais prática delas, a nosso ver é o Google Meu Negócio. trata-se de um dos principais canais para divulgar sua clínica na internet e estar mais próximo geograficamente dos seus potenciais pacientes.

É fundamental nos dias de hoje estar na internet para impulsionar o alcance da sua clínica odontológica e atrair novos pacientes, e cadastrar o seu consultório no Google Meu Negócio, vai resolver isso para você.

Benefícios

O grande atrativo do Google Meu Negócio para clínicas odontológicas são as melhoras significativas em termos de divulgação orgânica. Ao fazer o cadastro do seu consultório na plataforma, você será encontrado mais facilmente pelos seus pacientes quando eles mais precisarem dos seus serviços, ou seja, quando fizerem busca no Google por dentistas na sua localização.

O Google Meu Negócio tem como diferencial aproximar a sua clínica das pessoas quando elas estão numa fase avançada da “compra”, do serviço, fazendo pesquisas com a intenção de contratar um profissional na sua região.

Estar no Google Meu Negócio garante visibilidade para sua clínica tanto no Google quanto no Google Maps, expandindo o seu alcance e atraindo potenciais pacientes específicos da sua cidade, o que aumenta as chances de conversão.

Outro benefício relevante é a interação com o público: o Google Meu Negócio permite que as pessoas façam comentários sobre a sua clínica, dando notas de avaliação, opiniões, críticas e sugestões – uma modernização da antiga e também eficaz divulgação boca-a-boca. Para que a interação seja usada de forma positiva para sua clínica, seja ativo! Responda os comentários, insira fotos da clínica e divulgue sempre que novos serviços estiverem disponíveis, enfim, seja solícito e social.

Mantenha os dados de contato (endereço, localização no mapa e telefone) sempre atualizados para que os seus potenciais pacientes possam encontrá-los facilmente quando forem convencidos que chegou a hora de marcar uma consulta! Quanto mais informações de utilidade foram divulgadas no perfil da sua clínica odontológica no Google Meu Negócio, mais pessoas poderão conhecê-la como se estivessem fazendo uma visita presencial.

Vamos a um breve tutorial que vai ajudar vocês:

Entendendo o Google Meu Negócio:

O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, no Google Maps e no Google +.

Esse serviço surgiu em 2014 para unificar as funcionalidades existentes no Google Places e nas páginas de empresas do Google.

Mas do que se tratam essas funcionalidades? Entre as principais, podemos destacar:

  • inserir e apresentar sua localização no Google Maps (incluindo um tour virtual pelo seu negócio e o traçado de rotas para o estabelecimento);
  • acrescentar dados de contato, como endereço, e-mail, site e telefone (aliás, se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá fazer a ligação a partir do próprio buscador – caso a empresa insira seu número de telefone na plataforma);
  • exibir o horário de funcionamento da loja e os horários de maior movimentação;
  • expor as notas e comentários de clientes;
  • mostrar fotos internas da empresa;
  • compartilhar perfis em outras redes sociais;

Perceba que são informações extremamente úteis para as pessoas que pesquisam exatamente pelo seu negócio ou por empresas como a sua.

A propósito, são nessas buscas que os resultados do Google Meu Negócio entram em ação. Todavia, vale frisar que isso pode acontecer de 3 formas diferentes:

1. Quando se pesquisa um tipo de estabelecimento sem apontar o lugar

google meu negócio

 

Nesse tipo de pesquisa, o Google leva em conta a sua localização atual para entregar resultados de empresas que estejam próximas geograficamente de você.

Em buscas feitas em smartphones, os resultados costumam ser ainda mais precisos, já que o Google pode usar a localização contida no GPS do aparelho.

2. Quando você especifica a localização desse tipo de estabelecimento

google meu negócio

 

Imagine o cliente que está em casa e resolve sair para outro bairro ou cidade para comer uma pizza. Nessa pesquisa, ele buscará por “pizzaria + nome do bairro/cidade” e o Google exibirá os resultados de acordo com o lugar especificado nessa procura.

Note que, nesses dois primeiros tipos de pesquisa, os resultados aparecem logo abaixo do campo de buscas e antes dos links orgânicos.

3. Quando você detalha o nome da empresa

google meu negócio

 

Uma pessoa também pode procurar o nome do estabelecimento diretamente no campo de buscas do Google. Nesse exemplo, utilizamos uma das opções que apareçam no print anterior.

Caso essa empresa seja cadastrada no Google Meu Negócio, o resultado será exibido ao lado direito da tela e com informações mais completas.

 

google meu negócio

 

Quais são os benefícios dessa plataforma?

Até aqui, vimos que o Google Meu Negócio pode melhorar (e muito) a divulgação de empresas locais de maneira orgânica. No entanto, não poderíamos prosseguir sem ressaltar mais algumas vantagens desse serviço.

Seja encontrado pelos clientes quando eles mais precisam

Ao mesmo tempo em que essa frase pode representar o propósito do Google Meu Negócio, é também um de seus principais benefícios. Trata-se da oportunidade ímpar de se aproximar dos clientes quando eles estão em uma fase avançada de suas jornadas de compra.

Por exemplo, quem procura por “academias centro BH” tem, ao menos, intenção em se matricular em uma academia localizada no centro de Belo Horizonte, não é verdade?

Logo, se você fosse dono de uma academia no centro da capital mineira e se cadastrasse na plataforma, teria grandes chances de aparecer para esses potenciais clientes, receber um contato, uma visita e, quem sabe, fechar um negócio. Para dentistas funciona da mesma maneira.

Como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio?

Se você se interessou pelas vantagens dessa plataforma, talvez esteja curioso para saber como inscrever sua empresa no Google Meu Negócio.

Então, para facilitar um pouco a sua vida, preparamos um breve passo a passo com as 5 etapas de cadastro nesse serviço. Acompanhe:

1. Acesse a página da plataforma e faça o login

Bem, as primeiras coisas a serem feitas são acessar o site do Google Meu Negócio e clicar em “Comece Agora”.

google meu negócio

Logo após, você deverá fazer o login na plataforma, que é o mesmo que você usa para acessar o Gmail. Aliás, se você já estiver logado no Google, será encaminhado para a próxima etapa.

2. Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”

google meu negócio

Sua próxima parada é nesse mapa aí em que você não só vai localizar o endereço do seu negócio, como também preencher outras informações importantes naquele formulário à esquerda.

Ali, você colocará o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria de mercado (loja de materiais de construção, loja de artigos esportivos, salão de beleza, etc.).

Caso você não atenda os clientes em um local específico, mas sim em diferentes áreas (como em diversos prestadores de serviço), deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

Por fim, clique em “Continuar”.

3. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa

google meu negócio

As informações de endereço e contato da sua empresa aparecem onde está tampado com essas caixas azuis.

Você deve verificar se elas estão corretas e, então, preencher a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.

Ao confirmar essa informação, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.

4. Confirme o local do seu negócio

Logo após essa etapa, você já será redirecionado para o seu painel de controle. No entanto, para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google.

Esse código chega via Correios e demora, em média, de 7 a 15 dias úteis para chegar em seu endereço.

Em seu painel, aparecerá um banner vermelho na parte superior da tela com o botão “Confirmar agora”. Clique nele e siga os passos apontados na carta enviada pelo Google para você.

Essa carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio.

5. Adicione mais informações em sua página recém-criada

Pronto! Depois de confirmar sua localização, você terá toda a liberdade necessária para adicionar as informações complementares ao seu cadastro.

Não esqueça de incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.

google meu negócio

 

Simples né ??? E o melhor, GRATUITO!!! E aí ??? Tá esperando o que para colocar seu consultório no mapa ???

Fontes: https://marketingdeconteudo.com/google-meu-negocio/

Compartilhe com os amigos

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

Os comentários estão encerrados.