Destaque Odontologia

Você faria Odontologia outra vez???

A pergunta que não quer calar, você faria Odontologia outra vez???

Ontem, aqui no Master Dental Experience, evento de Odontologia promovido pelo grupo KavoKerr – Nobel Biocare, os presentes tiveram a oportunidade de presenciar algumas aulas sobre empreendedorismo na Odontologia onde, dentre tantas indagações levantas, uma me chamou mais a atenção. Em determinado momento, um dos palestrantes perguntou pra platéia: você faria Odontologia outra vez???

Como sei que essa pergunta à s vezes pode causar choque similar a um soco na boca do estômago em quem a recebe (já aconteceu comigo), resolvi desmembrá-la para, mais sutilmente, fazer aqui um pequeno exercício de suposições onde te levantarei algumas questões e você, se possível, me responderá com a máxima sinceridade, ok ???

Vamos lá:

  • Financeiramente falando, a expectativa profissional que você tinha quando se formou já foi atingida ???
  • Você acha que conseguiu, com a sua profissão, transformar pra melhor o seu mundo e das pessoas que o cercam ???
  • Você é feliz por ser dentista ???

A primeira pergunta, que pode parecer invasiva e mesquinha demais, diz respeito a um dos fatores mais importantes desse ecossistema, já que uma justa remuneração é essencial para que todo trabalhador se mantenha motivado a continuar executando suas tarefas com qualidade.

A segunda pergunta foca em um fator que muitos colegas perdem assim que saem das suas faculdades, que é aquele idealismo filosófico da promoção de saÚde e a capacidade de deixar um legado profissional e pessoal no seu meio. Pode soar como romantismo barato, mas esse fator é crucial para algumas pessoas, e não atingí-lo, é considerado uma grande derrota.

Já a terceira, pra mim é a mais importante. E talvez seja numa análise mais simplista apenas a junção dos resultados positivos das duas anteriores. Mas de que adianta sentir-se realizado financeiramente, ter o ego massageado pelo reconhecimento que seus pacientes, funcionários, amigos e familiares tem do seu trabalho se você não é feliz nele e sente que se dedicar todos os dias a isso é um fardo???

Tenho a sorte de poder responder SIM a todas essas mini questões e também à  principal, pois eu faria Odontologia de novo, mas conheço dezenas de colegas que não podem dizer o mesmo.

Não existem respostas certas ou erradas pra essas perguntas. Existem apenas as SUAS.

O objetivo aqui é fazê-lo pensar. A realizar a árdua tarefa da auto análise, que pode ser ao mesmo tempo tão inspiradora quanto dolorosa. Mas que é sem duvida nenhuma, e acima de tudo, é NECESSÁRIA.

E aí ??? Você faria Odontologia outra vez??? 

 

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.