Dentes a mais ou a menos. Supranumerários e Agenesia: o que são?

Muitas vezes somos abordados por amigos, parentes, conhecidos e pacientes em geral que tem dentes a mais (supranumerários) e dentes a menos (agenesia). E a pergunta que sempre vem é: porque isso aconteceu???

Calma lá pois vamos esclarecer 🙂

Antes é importante pontuar que quando citamos dentes a menos, não se tratam de dentes que o paciente extraiu. São elementos dentais que não foram formados  Assim como quando citamos dentes a mais, não me refiro a dentes artificiais que podem ter sido instalados através de próteses, mas sim, aos dentes supranumerários.

Os dentes supranumerários são dentes que se desenvolvem além do número normal, podem aparecer nas duas dentições, decídua ou permanente, mas na permanente são mais frequentes e mais comuns em homens.  A causa em sua grande maioria é genética, podem aparecer na região de incisivos superiores e são chamados de mesiodens, na região de molares são os paramolares e quando aparecem atrás dos terceiros molares são os distodentes e/ou distomolares.  Podem aparecer isolados ou múltiplos. Geralmente não irrompem, então são descobertos em exames radiográficos de rotina, quando erupcionam costumam estar posicionados fora do arco por falta de espaço.

supranumerarios

Supranumerários na região de 34 e 35

Já a agenesia é a falta de algum dente. Temos alguns outros nomes, são eles: hipodontia quando falta um ou alguns dentes, oligodontia quando a ausência é de vários dentes e a anodontia que é a falta de todos os dentes. Pode acontecer unilateral ou bilateral e ao contrário dos dentes supranumerários, a agenesia acontece com a mesma frequência em homens e mulheres. As causas são variadas, pode ser genética, falha no desenvolvimento do germe dentário, mecanismos patológicos, falta de espaço devido a algum problema no desenvolvimento ósseo da maxila ou mandíbula ou mesmo algum trauma. Os dentes mais acometidos são: terceiros molares, segundos pré-molares, incisivos laterais superiores e incisivos centrais inferiores. Uma curiosidade, crianças que tem falta de um dente geralmente apresentam mais agenesias e acometendo mais de um grupo dentário.

agenesia

Agenesia de 35 e 45

Com uma avaliação clínica e exames radiológicos, o dentista será capaz de identificar essas anomalias e determinar os próximos passos a serem tomados. Por isso um acompanhamento odontológico é indicado sempre, independente da presença de dentes supranumerários e agenesias 🙂

Juliana
Juliana Mariano: ortodontista e radiologista no consultório, geek, séries, filmes, músicas nas horas vagas e comunicativa o tempo todo.
Compartilhe com os amigos

Comentáros

comentários

Os comentários estão encerrados.