DCC – Displasia Cleidocraniana e suas implicações odontológicas

Se você é um aficionado por novidades no mundo das séries e conhece o Netflix, com certeza se deparou com a série Stranger Things. Em um determinado momento conhecemos o personagem Dustin e vemos alguns meninos da escola tirando sarro dele (sim tirando sarro, na década de 80, ano em que se passa a série não existia o termo bullying ;)) pela falta de dentes, logo o menino explica que tem um atraso na erupção do dentes porque tem uma doença chamada Displasia Cleidocraniana, ou simplesmente DCC.

O ator Gaten Matarazzo possui a doença de verdade, o personagem não possuía, mas os autores acharam interessante incorporar essa característica. Quando Gaten está fora das gravações ele usa uma prótese para substituir os dentes que estão faltando.

Mas aí você me pergunta: O que é DCC? Por que acontece? Calma que eu já vou explicar!

A DCC é uma rara doença causada por uma herança genética autossômica dominante que se apresenta com uma displasia do esqueleto. Está associada com uma mutação espontânea no gene que codifica a transcrição para o osteoblasto, fator RUNX2, o qual é essencial para a diferenciação celular dos osteoblastos e odontoblastos, bem como, para a formação óssea e dental.

dustin-com-dentes

Gaten usando sua prótese removível

Quais as características? Estatura baixa, proeminentes bossas frontais e parietais, fontanelas largas, displasia dental, retardo no desenvolvimento esquelético e cabeça braquiocefálica, com aumento do diâmetro transverso do crânio.

Alguns pacientes têm ausência das clavículas (10% dos casos) ou a presença de clavículas hipoplásicas, que permite o movimento de encostar os ombros (em uma cena o Gaten faz isso).

Comumente apresentam problemas dentários relevantes, tais como retenção de múltiplos dentes na dentição decídua, impactação e atraso na erupção da dentição permanente e frequentemente a presença de dentes supranumerários, bem como a presença de cistos dentígeros.

Apesar da DCC ser rara, o fofo do Gaten se tornou exemplo para muita gente que possui a doença.

Juliana
Juliana Mariano: ortodontista e radiologista no consultório, geek, séries, filmes, músicas nas horas vagas e comunicativa o tempo todo.

As Odontodivas também falaram de maneira bem completa sobre esse tema AQUI

Comentáros