Destaque Fotografia Odontológica

Fotografando Sorrisos #1 – A Importância da Fotografia na Odontologia

É com imenso prazer que apresento a nova coluna do VDD, “Fotografando Sorrisos” que será capitaneada por ninguém mais ninguém menos que o Prof. Dr. Ivan Yoshio

Foram poucas vezes que escrevi sobre a importância da fotografia na odontologia, geralmente discorro sobre técnicas, equipamentos e a tecnologia envolvida que serão meus próximos assuntos.

IMG_1652Escrever sobre o quanto é importante fotografar na odontologia me faz lembrar o meu tio que quando eu estava ingressando na faculdade em 1999, ele já estava aposentado e ele me relatou que em sua época só se usava luvas apenas para cirurgias, achei um absurdo, né! Na época listei vários motivos o quanto é importante usar luvas de procedimento durante o atendimento clinico e mesmo assim percebi que ele não se convenceu.

Hoje pareceria um absurdo alguém escrever que é importante o uso de luvas para qualquer procedimento clinico, é dessa forma que me sinto ao escrever sobre a importância da fotografia na odontológica, provavelmente em pouco tempo fotografar será tão natural quanto calçar luvas para atender. Por isso quem sabe hoje, você seja o meu tio de amanhã em relação a importância de fotografar na odontologia.

IMG_7491Não podemos usarmos o preço do equipamento ou a dificuldade como uma desculpa para não fotografar, você tem um celular não tem? Então use! Fotografe! Registre! Existem diversos cursos de fotografia odontológica por ai…

Quando Fotografar???

Deveríamos fotografar todos os nossos pacientes que entram em nossa clinica por dois motivos básicos, Documentação e Venda (planejamento). O paciente ao entrar no consultório deve ser fotografado para poder planejar o caso, apresentar uma proposta, em suma vender o tratamento.

A nossa profissão é um serviço que não está pronto, não é como escolher uma roupa que está lá e você pode pegar na sua mão, sentir e provar. A fotografia servirá para deixar o tratamento tangível, isso quer dizer você pode através da foto mostrar ao paciente o que deverá mudar, como poderá fazê-lo e mais recentemente prever um possível resultado através de um planejamento virtual, um dos famosos chamado de DSD. Além também de poder mostrar o que é uma coroa, um implante, faceta ou tratamentos já realizados para não deixar duvidas.

Continue Sempre Fotografando…

IMG_1663Após ser apresentado o plano de tratamento, o valor, e o paciente aceitar o proposto então devemos fotografar independente do procedimento que será realizado pelo simples fato de documentar e armazenar em meio digital, tanto ao começar quanto ao terminar o caso clinico. A fotografia pode inclusive ser utilizada para comprovar um tratamento em casos judiciais.

Então, durante o tratamento devemos continuar a fotografar para acompanhar a evolução do caso clinico documentalmente. É de extrema importância fotografar para se comunicar com um laboratório de prótese onde hoje não vejo como fazer qualquer tratamento protético sem fotografar e aqui chego onde comecei, se eu não fotografar para o laboratório seria como não usar luvas para atender o paciente.

***

Esse foi o primeiro de uma série de posts sobre a fotografia na Odontologia que apresentaremos aqui no VDD com o Prof. Dr. Ivan Yoshio.

– Autor do Livro: “A Arte da Fotografia Digital na Odontologia“.
– Professor da Especialização em Dentística da FORP-USP (FUNORP).
– Professor de Fotografia Digital em mais de 20 Cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado;
– Colunista da Revista Estética APCD, Corpo Editorial da Revista Dicas Ed. Ponto e da Revista Prothesis in Science Ed. Plena.

Acompanhem o trabalho dele através de seu site e redes sociais:

www.ivanyoshio.com  - [email protected]

Facebook

Instagram

Comentários

comentários

Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.