Odontologia

Amálgama Dental está quase PROIBIDO no Brasil

Projeto de Lei é aprovado em comissão e amálgama dental está quase proibido no Brasil



Muitos de vocês já devem ter visto algo sobre esse assunto na publicação das meninas do Odontodivas, que bombou hoje, mas eu preciso falar um pouco sobre, senão nem durmo. O fato é que estão querendo proibir o uso do amálgama dental no Brasil. E parece que vão conseguir. 🙁

Tudo está acontecendo porque a PL-654/2015, do deputado Luiz Nishimori (PR-PR) ,que segundo ele pretende proteger a saÚde dos profissionais de Odontologia e dos pacientes, bem como o meio ambiente, foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do senado.

Quem utilizar amálgama dental, caso esse projeto vire lei arcará com multa de 2 a 10 salários mínimos, e em caso de reincidência, o dobro. No caso de descumprimento pela terceira vez, o infrator terá cassado o alvará de localização e funcionamento, ficando proibido novo pedido de alvará por seis meses.

Vou repetir o que já disse aqui no VDD, quando foi proibido nos EUA:

Eu sinceramente acho isso um exagero. Como tudo na Odontologia, o amálgama tem suas indicações e não deveria ser removido do mercado. O que sei é que se ele sair de uso nos EUA em breve sairá aqui no Brasil também, o que na minha ótica, seria péssimo. Apesar de termos hoje em dia resinas compostas de excelente qualidade, há ainda situações em que elas deixam a desejar.

Deixo aqui um comentário do colega Diego Peres Magalhães, de Fortaleza, que por si só, já deveria servir como base para que esse projeto de lei fosse vetado:

amalgama_sim

 

A questão é bem essa. PRA QUE BANIR E PROIBIR ALGO QUE POUQUÍSSIMOS QUEREM ???

Muitos dentistas mais novos, que nunca sequer aprenderam a lidar com amálgama, com certeza apoiam o banimento, pois são ignorantes (na melhor concepção da palavra) quanto aos benefícios desse material restaurador.

Não os culpo, mas peço que não reforcem o coro burro que está sendo instaurado por essa proibição. Vamos pensar antes de sair repetindo ladainha alheia.

Amálgama foi, é, e continuará sendo (pelo menos até proibirem) uma bela opção restauradora a ser oferecida para a minha clientela que, obviamente, tiver indicação.

Comentários

comentários

Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.

14 comentários

  • É sabido por cirurgiões dentistas que o amálgama utilizado onde não prejudica a estética é um material duradouro e de excelente qualidade, hoje com as cápsulas ninguém entra em contato com mercurio, não vejo o porque de sua não utilização, devíamos nos preocupar com os agrotóxicos nos alimentos.

  • Deve ser eliminado o mais rápido possível da odontologia , um veneno neurotóxico , o segundo metal não radioativo no mundo , muitos estudos comprovam isso ,procurem na pubmed entre muitas outras pesquisas , mais tem quem não quer ver , então os pobres sofrem, porque rico coloca resina , acaba com o meio ambiente , o pior cego é que não quer ver. Estudem! um grande exemplo para o pais foi vitória que acabou com o amálgama , por que?????

  • O único material que além de durabilidade, evita sensibilidade em cavidades profundas, não apoio isso, e realmente os recém formados, e alguns professores, n conhecem os benefícios do amálgama! Ridículo , Oq vai dar de canal aparecendo , pra mim será uma beleza, sendo endodontista, mas precisamos de bom senso !!!
    Não apoio isso

  • Do ponto de vista de um leigo em odontologia, mas engenheiro, faz todo sentido a proibição se partirmos da premissa que a produção dos insumos da amalgama é altamente agressiva ao meio ambiente.

    Tenho certeza que a odontologia sobreviverá ao fim da amalgama e desenvolverá alternativas melhores e menos agressivas.

  • e ninguém fala das resinas compostas, que são tóxicas e cancerígenas…. caso fosse tão biocompatível, não precisaria fazer proteção pulpar! tenho a certeza que atrás desse processo estão as grandes multinacionais 3M e a Dentisplay! Pois o uso das resinas são economicamente muito mais lucrativas para estas industrias! E pela crise econômica que o Brasil nunca saí, o uso de resinas de baixo custo pelos C.D’s em convênios vai ser um tiro no pé dos próprios dentistas, (pois as empresas exigem que uma restauração tenha uma longevidade de 2 anos, caso contrário, o profissional é punido com a obrigação de refazer sem ônus para a empresa, caso se negue a refazer, ele tem o ínfimo valor subtraído de seu próximo recebimento)…. eu mesmo, que atendo convenios, vou deixar de fazer restaurações classe II, III em dentes posteriores, pois vai ser inviável.

  • A foto do post é sensacional!!! É uma arte em escultura!!! Até hoje, nunca ouvi falar em alguém que morreu por causa da toxicidade do amálgama…. se fosse ver o que mais mata o brasileiro, primeiro deveria dar pena de morte a políticos corruptos (se salvariam tantas pessoas em hospitais, segurança pública, depressão…) … e sem falar da imprensa tendenciosa que maquia e falsifica fatos e dados, para favorecer os seus corruptores!!! Só isto seria um avanço sensacional no Brasil!

  • Voces nunca viram ninguem que morreu por intoxicação de amalgama, por esse tipo causa morte não é publicado e o efeito colateral leva anos… Não sei por tanto alarde, se proibir, que assim seja, os cds nao vao morrer por conta disto, mesmo por que a quantidade de cds que utiliza amalgama nos dias de hoje é insignificante porto dos que não usam. Com certeza fara falta, sim fara, mas trabalharemos com as resinas e pronto. Se voce for la mas bem la na periferia, vai encontrar um cd que usa e assim mesmo nem com tanta frequencia o amalgama, mas nas capitais classe do bairro ja pra media e pricipalmente alta, duvido voce conseguir por um metal anti-estético como essa na boca do paciente (nao querem), mesmo que seja nos posteriores. Ja vi pessoas com vergonha do metal no molar e pedir para tirar. Hoje o que manda é estetica…
    Concordo tambem que a produção em escala de amalgama não é muito bom para o planeta, então acho que ta na hora de parar…
    Meus amigos CDs daremos um jeito para trabalhar sem este produto, pode ter certeza, e num futuro distante nem lembraremos mais dela (amalgama) como ja esta quase esquecida. Só as pessoas de mais idade é que tem ainda na boca… No jovem voce não coloca amalgama por eles não permite, pode tentar… kkkkk

  • Acabei de brigar com minha dentista! Vou para outro dentista do plano tirar a resina e por amálgama. Tenho várias obturações de 30 anos intacta. Agora todos dentes obturados com resina dói! É um desastre! Alguém vai lucrar com as resinas e o povo se ferra! Tentaremos o paralelo se acabar a amálgama!

  • Eu tenho amalgama há 35 anos, quando começaram a colocar nos meus dentes resina, foi um desastre. Acontece de tudo, ficou ruim. Nao existe ainda substituto para o amalgama; hoje só consigo tomar sopa ou alimentos em pasta.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.