Dente-de-Leite #10 – Teste da Linguinha

É um exame simples e rápido, que assegura a saúde do seu bebê! O teste da linguinha verifica se há alterações no frênulo lingual, ou freio lingual desde o nascimento. O diagnóstico precoce evita possíveis problemas para amamentar, deglutir, mastigar e falar.

O freio lingual alterado gera dificuldades na sucção e deglutição, o que aumenta o gasto de energia para a amamentação e consequentemente reflete no ganho de peso do bebê. No futuro, caso não seja identificada e corrigida, essa alteração pode provocar alterações no crescimento e desenvolvimento crânio facial, muscular e cognitivo da criança.

lingua normal

Linguinha Normal

lingua presa

Linguinha Alterada

O teste deve ser realizado nas primeiras 72h de vida até 30 dias no máximo. Será avaliado clinicamente o tamanho do frênulo, analisada a forma como mama e a pega no seio materno.

Caso seja diagnosticado como ALTERADO, considera-se o grau apresentado e a necessidade de correção imediata, pois quando realizada em recém-nascidos esta é indolor e não sangra.

Quanto maior a criança, mais resistente e espesso se torna o freio.

PASSOU A SER LEI:

lei

OU SEJA… O Teste da Linguinha deve ser realizado ainda na maternidade!

Portanto, a #OdontologiaPrénatal e #Odontologiaparabebes torna-se mais uma vez fundamental para assegurar o crescimento e desenvolvimento do seu pequeno! Leve o seu baby ao odontopediatra no primeiro mês de vida! 🙂

Compartilhe com os amigos

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *