Cirurgia

Bichectomia (Redução de Bochecha) – Dentistas podem fazer ???

Saiba mais sobre a bichectomia, a plástica de redução de bochechas que está na moda e entenda se você dentista pode fazê-la.

Ainda pouco conhecida no Brasil, a bichectomia envolve a retirada da chamada bola de bichat, um acÚmulo de gordura na região das bochechas que, em alguns casos, dá um aspecto arredondado na face. Nos EUA, a cirurgia é feita há 40 anos.

A origem das bochechas volumosas é genética, assim como a das bolsas de gordura que se formam embaixo dos olhos. Depois da cirurgia a pessoa fica com o rosto mais fino e tem a sensação visual de que está mais magra ou menos infantil.

De acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo, o procedimento envolve dois cortes dentro da boca, de 1 a 3 cm cada, por onde a gordura é tracionada. Pode ser feito com anestesia local e sedação ou anestesia geral. Dura cerca de 40 minutos e a recuperação, segundo os médicos, é semelhante à  extração de um dente do siso. O custo da cirurgia varia entre R$ 4.700 e R$ 7.000 e pode ser feita em hospital ou em clínica.

bichectomia1

Riscos

Embora pareça simples, o procedimento ainda é controverso entre os cirurgiões. Enquanto uns são favoráveis, outros são radicalmente contra. Profissionais contrários ao procedimento dizem que a retirada da bola de bichat pode fazer falta no futuro, durante o processo de envelhecimento. Além disso, essa estrutura esta localizada em uma área delicada do rosto, em meio a nervos e canais salivares. Logo, um corte acidental pode provocar paralisia facial ou lesionar o ducto parotídeo (canal que transporta a saliva). Outro risco é a falta de familiaridade dos cirurgiõas com a anatomia da região (dentro da boca).

A bola de bichat fica entre dois mÚsculos da face e serve para facilitar a contração deles. Mas os médicos que defendem o procedimento afirmam que apenas o excesso de gordura é retirado durante o procedimento, não causando prejuízos funcionais ou anatômicos.

Apesar de ser uma área amplamente dominada por nós,cirurgiões dentistas, intervenções como a bichectomia devem ser feitas exclusivamente por cirurgiões-plásticos. Portanto, mesmo que os pacientes peçam, o que vem acontecendo com alguma frequência, não se precipitem colegas, pois as consequências podem ser desagradáveis.

***

Dica da Dra. Fernanda Mamede

Comentários

comentários

Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.

12 comentários

  • Fernanda, se nós, dentistas, usamos a bola de bichat para fechamento de comunicação bucossinusal e somos autorizados e competentes para fazemos outras cirurgias maiores, como cirurgia ortognática, porque não podemos fazer bichectomia? Ressalvo que para manusear a bola de bichat tem que ter conhecimento e experiência, geralmente quem estuda mais essa região é o especialista em cirurgia bucumaxilofacial.
    Tem alguma legislação que faça a respeito?
    abraço.

  • Ridículo este texto! Infelizmente os próprios colegaa debtustaa advogam cibtra a própria profissão, sem necessidade do ato médico. Este procedimento é feito extensamente, tanto em ortognaticas quanto para fechamento de fístula bucosibusal. É de competência do cirurgião Bucomaxilofacial! E o procedimento é simples, para quem sabe o q está fazendo…

  • TAMBEM ACHO QUE TODOS OS DENTISTAS CIRURGIOES,TEM SIM COMPETENCIA PARA FAZER ESTA CIRURGIA!!! E NAO SO OS CIRURGIOES PLASTICOS,QUE JA GANHAO RIOS DE DINHEIRO E AGORA COMPRA DE 5.00,00 A 10.000,00 MIL E SIMPLESMENTE UM ABSURDO!!!

  • Caros colegas dentistas, infelizmente, a Dra Fernanda, autora do texto, ao meu ver está certa pois ainda não encontrei nenhuma resolução ou normativa do CFO ou do CFM que revogue a última resolução sobre o assunto ( Resolução CFM/CRO 1950/2010 – link abaixo do texto ). A resolução cita em seu Artigo 2º que é de competência exclusiva do médico a prática de cirurgia estética na face. Longe de mim afirmar que não temos competência, mas ao meu ver não temos autorização para isso dentro do nosso rol de procedimentos. Neste caso, um processo judicial movido por um paciente insatisfeito seria praticamente impossível de se ganhar. Sei que já removemos a bola de Bichat para comunicações buco-sinusais mas é muito fácil provar que a finalidade foi estética – se realmente tiver sido. Existem inclusive clínicas e profissionais já divulgando a bichectomia com finalidade estética em seus sites ou páginas do facebook.
    Caso algum colega tenha um link de onde posso encontrar a “autorização” do nosso conselho para a realização de tal cirurgia com finalidade estética, desde já agradeço.
    http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/CFM/2010/1950_2010.htm

  • Eu acabo de destrinchar o site do CFO e só encontrei a recente resolução que nos autoriza a realizar as aplicações de toxina botulínica e ácido hialurônico com fins estéticos mas para a bichectomia “estética” eu ainda não encontrei nada que nos ampare. Inclusive achei a resolução do CFO que tem o mesmo texto da do CFM que citei acima (CFO-100/2010). Se encontrarem algo que diga o contrário, por favor, me envie o link.
    Obrigado

  • Olá, Meu Nome é Danielle. No meu caso o que me encomoda é a mastigação, não é estética, não tem um dia sequer que eu não me machuque. Tenho plano de saúde, será que posso fazer pelo plano? Qual profissional posso procurar?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.