OdontoLegal #1 – Que especialidade é essa ???

odonto-legalA odontologia legal é uma das várias especialidades que temos hoje na Odontologia. Tem como objetivo a pesquisa dos fenômenos psíquicos, físicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem vivo, morto ou ossada, e até mesmo fragmentos ou vestígios, resultando lesões parciais ou totais, reversíveis ou irreversíveis… Parece complexo, não é mesmo?

Por isso, cada vez menos profissionais se interessam nessa área e muitos outros pensam que essa é uma especialidade direcionada apenas para o “IML” ou cadáver. Pois bem, isso é uma forma de generalização, ou até mesmo um erro. Nos dias de hoje, a odontologia legal é formada de diversas subcategorias. De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, o especialista em odontologia legal pode atuar:

1 – Na identificação humana
2 – Perícia com foco civil, criminal e trabalhista
3 – Perícia em área administrativa
4 – Avaliação e planejamento em infortunística
5 – Tanatologia forense
6 – Elaboração de: autos, laudos, pareceres, relatórios e atestados
7 – Traumatologia Odonto-legal
8 – Balística forense
9- Perícia logística no vivo, morto, íntegro ou em suas partes fragmentadas
10 – Exames por imagens para fins periciais
11- Deontologia Odontológica

Assim, percebemos que dentro da Odontologia Legal existem possibilidades, muitas vezes não publicamente sabidas, mas que fascinam por sua profundidade e volume de conhecimento que podemos adquirir.

Por fim, a odontologia legal é assim: surpreendente e intrigante ao mesmo tempo. Quem nunca gostou de seriados como CSI, Criminal Minds, Breaking bad, Dr. House… Agora, imagine você trabalhando nesses cenários todos os dias. Fascinante, não é mesmo? Se você respondeu sim, com certeza está pensando na especialidade correta para sua vida como odontologista.

Nos próximos posts eu mostrarei o que você é capaz de fazer como OdontoLEGISTA. Espero você na próxima. 🙂

Compartilhe com os amigos

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

4 Comentários

  1. james olveira disse:

    posso estar enganado mas quase todas areas de atuação de odontologia legal são para orgãos públicos(concursos). Me corrija se tiver algum trabalho nesta área que seja empresas privadas.

  2. luciana disse:

    Nem compensa fazer pós em odonto legal, você só pode dar aula e trabalhar se passar em concursos. Concurso não abre todo ano, existem poucas vagas(algumas ja compradas),fora que nem é garantia mesmo estudando que vai passar no concurso. Por isso é esquecida essa especialidade. Na faculdade quando tinha aula disso, pessoal nem ligava para a aula, mesma coisa quando tinha psicologia aplicada em odontologia.

  3. Alexandre disse:

    A especialidade realmente é fantástica porém em oportunidades de atuação esta praticamente excluída.
    Encontramos alguns ” gatos pingados” atuando em instituições públicas e o restante se não se dedicar a área acadêmica ficará com o certificado guardado na gaveta.
    Digo isso porque sei bem o que é isso , fiz a especialização em Odontologia do Trabalho e aguardo a aprovação da PL 422 que tramita desde 2007.
    Infelizmente não temos representatividade política.

  4. […] foi feita por dois brasileiros. Segundo Paulo Miamoto, pesquisador de Santos (SP) especialista em odontologia e antropologia forense, o projeto já está finalizado, mas só será apresentado oficialmente ao público em julho deste […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *