Honorários Papo Sério

Dentistas terão que informar o CPF dos pacientes para a Receita Federal

Escrito por Celia Grilli Barral

A partir de 2015 todos os dentistas terão que informar à  Receita Federal o CPF dos pacientes que pagarem honorários

A Receita Federal através da Instrução Normativa nº 1.531 de 22/12/2014 determinou que os prestadores de serviço que declaram como pessoa física, deverão indicar o CPF de todas as fontes pagadoras na declaração de IR 2016 ano base 2015.

Na prática isso quer dizer, que na declaração de 2016, nós dentistas não poderemos apenas declarar o montante recebido e tributado mês a mês. Também será necessário declarar o CPF do pagador.

Muitos de nós já inclui no recibo o CPF do cliente, mas isso não é mais o suficiente. Colocar o CPF do pagador na Declaração de IR facilitará para a Receita Federal cruzar os dados. E isso já era esperado. Claro que o objetivo final é o controle sobre a sonegação fiscal, mas acredito que isso possa nos ajudar de alguma forma.

Existem espertinhos que, uma vez de posse do CPF de um profissional, passam anos declarando gastos inexistentes e contando com a sorte de não cair na malha fina. Quando isso acontece, frequentemente o dentista é visto como sonegador.

Pagamentos por boletos, depósitos bancários, cheques ou cartão de crédito, por si só já configuram recibo, portanto, atenção, mesmo que o seu cliente não pediu a emissão do recibo, se ele usou uma dessas formas de pagamento, você deverá informar à  Receita.

Outra atenção que se deverá ter é no caso do recibo emitido em nome do paciente, mas o pagamento recebido com cheques ou cartões de terceiros. Anotar os dados no recibo pode evitar que pessoas mal intencionadas declarem duas vezes, uma no CPF de quem recebeu o atendimento e outra no CPF do emissor do pagamento.

Dizem que quem anda na linha o trem pega, mas quem não anda, quem pega é o Leão! Vamos aguardar o desdobramento dessa nova norma. #ficaadica

Comentários

comentários

Sobre o autor

Celia Grilli Barral

7 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.