Canal Aberto Endodontia

Canal Aberto #9 – Pólipo Pulpar

Escrito por

E a nossa coluna de Endodontia, a “Canal Aberto”, retorna com uma nova autora e um excelente texto sobre pólipo pulpar para vocês.

O pólipo pulpar, também chamado de Pulpite Hiperplásica Crônica, é uma interessante hiperplasia inflamatória associada a dentes não vitais. Por possuir um aspecto bastante volumoso e sangrento bem no centro do dente, algumas pessoas acabam buscando o atendimento odontológico bastante assustadas, porém, cabe ao cirurgião dentista realizar um correto diagnóstico para tranquilizar o paciente.

Apesar de não muito comum, o pólipo costuma aparecer com mais frequência em crianças, adolescentes e adultos jovens e é causado por uma exagerada proliferação de células da polpa causada pelas bactérias em dentes de cavidade aberta, já que em cavidade fechada não haveria espaço para esse “inchaço”.

O tratamento do pólipo é bastante simples, onde após anestesia e isolamento absoluto, o paciente terá o pólipo cirurgicamente removido e, após isso, é realizado o tratamento endodôntico.

Como tudo na odontologia, o sucesso do tratamento está num correto diagnóstico e com o pólipo não é diferente, basta um pouco de atenção aos sinais e sintomas além de destreza manual, para ter a satisfação e gratidão eterna do paciente, por livrá-lo da impressão de ter algo bem mais agressivo, como seu aspecto visual demonstra! 🙂