Cirurgia OdontoSecção Últimas

Odontsecção #8 – Urgências médicas no consultório

Escrito por

Na coluna “Odontosecção” de hoje falaremos sobre a importância do dentista estar apto a conhecer os procedimentos de urgências médicas no dia-a-dia clínico

Olá amigos do blog VDD. Venho primeiramente justificar a minha ausência do blog nas àºltimas semanas pelo motivo mais nobre do mundo – o nascimento do meu filho. No àºltimo dia 18 de Julho nasceu aqui em Belo Horizonte meu segundo filho e graças a Deus está tudo bem com o bebê a felicidade do papai aqui não cabe dentro de mim.

Agora, vamos ao que interessa…

Nessa semana que passou foi noticiado um caso de uma criança ou adolescente, não estou lembrado ao certo, veio a falecer na Bahia pois se engasgou com um dente durante uma extração.

Infelizmente o primeiro pensamento que deve ter vindo à  mente de quase todo colega é de julgar o coitado do dentista que estava atendendo a esse paciente, lhe rotulando de incompetente de diversos outros adjetivos nada agradáveis.

A verdade é que o colega extremamente infeliz no caso. Primeiramente pois um acidente como esse pode vir a acontecer com qualquer um de nós, inclusive já aconteceu comigo. A questão é que ele não soube ou não estava preparado para lidar com esse acidente, em segundo lugar porque ele não conseguiu a tempo hábil um auxílio para salvar o paciente, o que provavelmente aconteceria em lugares com um um pouco mais de estrutura.

Agora, façamos uma mea culpa aqui… quantos de nós tiveram algum treinamento em urgências médicas no consultório odontológico? Bom, eu tive esse treinamento até mesmo por uma exigência da minha especialidade, mas a verdade é que a grande maioria de nós dentistas não teve a oportunidade de fazer esse treinamento e consequentemente está sujeito a consequências mais graves em acidentes como esse.

Seria interessante que o CFO e a ABO juntamente com as faculdades de Odontologia espalhadas pelo Brasil façam uma campanha para a qualificação do cirurgião dentista em urgências médicas no consultório odontológico para que nossos pacientes não fiquem à  mercê da sorte.

Até a próxima!

Comentários

comentários

Sobre o autor

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.