Dente-de-Leite #8 – Mordedores

Os pais ficam bem ansiosos para o nascimento dos primeiros dentinhos dos pequenos e em muitas das vezes procuram o dentista para receber orientações sobre como proceder. Durante esta fase, alguns bebês ficam bastante irritadiços, choram, dormem e comem mal. As gengivas ficam vermelhas, doloridas… Eles babam muito, e a vontade de morder 24h por dia é incontrolável. A dica para a amenizar os efeitos do nascimento de dentinhos é lançar mão dos mordedores!

Eles possuem o formato ideal para massagear as gengivas sem machucar e foram pensados para aliviar a coceira e incomodo provocados nessa fase. Existem milhares deles, para diferentes idades, de todos os tamanhos e tipos…

Aqui indicaremos os que mais amamos de acordo com cada fase de desenvolvimento!

LEMBRE-SE: O MELHOR mordedor é o que o seu bebê vai simpatizar melhor!

Ofereça apenas os atóxicos, livres de BPA (Bisfenol A – causa danos a saúde), que podem ser esterilizados, e de preferencia sem o líquido no interior porque podem furar e o bebê engolir o líquido! Para o bebê amar o mordedor é importante que você ofereça-o na fase certa, assim ele sentirá prazer verdadeiramente ao aliviar o seu incomodo!

PARA A FASE EM QUE AINDA NÃ?O POSSUEM COORDENAÃ?Ã?O PARA SEGURAR:

Estes tem forma de “chupeta”, massageiam suavemente a gengiva e são para deixar as mãos do bebê livre, permitindo brincar enquanto aliviam a tensão causada pela coceira, e são de materiais esterilizáveis.

Existem os em forma de “chupeta” que alcançam toda a arcada dentária, atenuando os sintomas do nascimento dos dentes posteriores!

Dica da gente: Deixe o mordedor na geladeira por um tempo e ofereça-o bem geladinho para seu bebê!

O gelo anestesia a gengiva, dando a sensação de alívio. Recomendamos para a fase que não se consegue segurar e também para os maiores, pois permitem brincar com as mãos!

imageimage (1)image (2)

Como veem existem muitos tipos, e são acessíveis! Dá para experimentar alguns caso o seu bebê não se adapte!

PARA A FASE QUE GOSTAM DE PEGAR, APERTAR, PUXAR, MORDER… TUDO AO MESMO TEMPO:

Essa fase acontece por volta dos 7 meses e se estende ate 1 ano e 11 meses, mais ou menos. As crianças começam a perceber que podem segurar, estão descobrindo a textura das coisas e paralelamente se encontram na fase oral.

Precisamos estimulá-los com objetos leves, macios, coloridos, suaves ao tato. Precisam ser laváveis, pois certamente irão colocar na boca!

Os chocalhos se encaixam bem ate o 9º mês, ofereça-os gelados também!

image (3)image (4)

Os mordedores em forma de bichinhos são bem aceitos a partir do 10º mês!

Certifique-se de que estão numa temperatura mais fria ou até gelada no momento em que estiver mais ansioso e incomodado!

Esse mordedor/brinquedo provavelmente será sua companhia rotineira!

image (5) image (6) image (7)

A partir do primeiro ano, o bebê já esta criando uma certa independência e precisam ser estimulados com essa intenção. Como possuem uma coordenação mais especifica, pode-se munir de brinquedos com funções educativas e que não ofereçam perigo ao ser colocados na boca.

Nessa fase também indicamos os ALIMENTADORES COMO MORDEDORES.

A SUPER DICA com os alimentadores é fazer um super picolé de suco de frutas na redinha do alimentador, colocando no freezer. Após endurecer ofereça-o ao bebê!

Ele vai amar!

image (8) image

Caso o seu filhote não se adapte aos mordedores, não se desespere, converse com o Odontopediatra para lhe passar dicas de como aliviar o incomodo dessa fase! Ele vai orientar para que a sua rotina seja tranquila e saudável sem estresses. 🙂

Compartilhe com os amigos

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

2 Comentários

  1. Lucia Coelho disse:

    GOSTEI DAS DICAS , PASSAREI PARA FRENTE !!!! BJOSSSSS.

  2. Adorei o texto. Eu também sou dentista mas não odontopediatra e estou com um bebezinho de 6 meses que está nesta fase de erupção dental. Adorei as dicas também. Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *