Creme Dental Odontopediatria Últimas

Dente-de-Leite #6 – Pasta de Dente COM ou SEM FLÃ?OR?

Escrito por

Na coluna Dente-de-Leite dessa semana vamos desmistificar se para crianças devemos usar pasta de dente COM ou SEM FLÃ?OR

Nasceu o primeiro dentinho do seu bebê. E agora, a pasta de dente deve ser com flÚor ou sem???

Até alguns anos atrás, os dentistas recomendavam as pastas sem fluor para crianças menores de 5 anos!
E só a partir desta idade haveria a indicação da “pasta com flÚor”, ainda assim com determinadas restrições!

Desde 2008, pesquisas baseadas em evidências científicas comprovaram que se a pasta de dente fluoretada for administrada em quantidades pequenas (dose ideal) e a escovação em crianças menores de 5 anos for realizada por um adulto, MESMO QUE A CRIANÃ?A NÃ?O SAIBA CUSPIR, a sua ingestão não causará fluorose ou complicações e intoxicações gástricas, pois a quantidade de flÚor ingerida não é suficiente para chegar ao nível de risco (esse estudo foi publicado pela American Dental Association- ADA).

Os benefícios do flÚor em contato com o dentinho desde o seu nascimento envolve principalmente a prevenção de cárie precoce, pois o contato do flÚor com o esmalte o torna mais resistente a ações bacterianas.

Portanto, mamães, nasceu o primeiro dentinho, vamos usar a pasta de dente COM FLÃ?OR (na concentração de 1000 PPMs)

No Brasil a concentração minima é de 1100 PPMs- pode ser essa tb!

A quantidade da pasta de dente deve ser de:

Até 2 anos – meio grão de arroz cru;

De 2 a 4 anos – um grão de arroz cru;

A partir de 4 anos – um grão de ervilha.

Preste atenção: a concentração de flÚor é indicada atrás da embalagem da pasta de dente!

Não se guie mais pela indicação da idade no rótulo!

Ensine o seu bebê a cuspir desde o nascimento do primeiro dentinho. Quanto menos pasta de dente engolir melhor!!!

DICA: Você escova o dentinho do filhote com a pasta de dente com flÚor, e depois deixa que ele escove o próprio dente com a escova molhada com água apenas, ou ainda com a pasta sem flÚor! Deixe que ele tenha o estimulo de aprender a escovar também! Outra dica muito legal é que você escove o dentinho dele e depois ele escove o seu!

Para saber exatamente qual a pasta de dente ideal para o seu filho, procure um Odontopediatra desde o seu primeiro mês de vida! Ele vai esclarecer todas as suas dÚvidas!