Honorários Humor Notí­cias Últimas

Atrasou pra atender seu paciente ??? VOCÃ? VAI PAGAR

Projeto de lei prevê que médicos e dentistas que atrasem as consultas de seus pacientes sejam obrigados a dar descontos no valor das mesmas.

Um Projeto de Lei do Senado, mais precisamente o (PLS 179/2014) promete dar o que falar entre os profissionais da área da saÚde.

O Senador engraçadinho Cidinho Santos quer que médicos e dentistas que por ventura atrasem atendimento ao paciente sejam OBRIGADOS a dar descontos sobre o valor da consulta, que variam de 50 a 70% dos nossos honorários, dependendo do tempo de atraso.

Funcionaria assim:

    *atrasos entre 30 minutos e 1 hora: 50% de desconto 
    *atrasos superiores a 1 hora: 70% de desconto

Caso o profissional de saÚde comunique ao consumidor o atraso ou a ausência com pelo menos duas horas de antecedência em relação à  data e hora da consulta agendada, não será aplicado qualquer desconto, desde que o paciente seja atendido no prazo de até vinte e quatro horas após a data e hora originalmente agendada.

O projeto de lei, segundo ele, tem por objetivo garantir ao paciente e ao consumidor uma prestação de serviços privados de saÚde com pontualidade.

Movido pelo sentimento de solidariedade com as vítimas da violência moral e psicológica praticada sem nenhum pudor nas salas de espera de consultórios médicos, clínicas e hospitais, apresento proposta que, transformada em Lei, deve mudar essa situação. Esperamos, com isto, corrigir a clara omissão da legislação sobre esta prática no mínimo angustiante, explica o Senador.

Para analisar quão absurda é essa proposta tomei a liberdade de copiar ipsis litteris um trecho do post feito pela colega Ana Tokus, que diga-se de passagem, foi quem me indicou essa matéria, num dos seus sites, o Odontodivas:

Pergunto ao leitor que não é dentista: você é chamado para atendimento no horário agendado, tudo direitinho. Hoje é dia de finalmente extrair aquele dente que incomoda já faz um tempo. Em meio ao atendimento as coisas se complicam e o dentista tem dificuldade em controlar um sangramento persistente. Porém, o próximo paciente já está aguardando na sala de espera. O que o dentista deveria fazer, segundo o raciocínio do Senador Cidinho Santos?

( ) Continuar atendendo o paciente com hemorragia até a completa resolução do problema.

(x) Pedir que o paciente, sangrando, aguardeali do lado pois já é hora do próximo atendimento. Afinal, dá multa, né gente?!

Você, leitor, deve estar se perguntando: por que não estender a multa ao SUS? Ou há justificativa aceitável pra se aguardar 10 horas por atendimento ou 2 anos na fila de um Centro de Especialidades Odontológicas, com dor de dente, pra se fazer um tratamento de canal? Isso Cidinho Santos explica: no âmbito do serviço pÚblico (SUS), como parlamentar, ele não pode propor o mesmo, porque seria necessária a alteração da Lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor PÚblico), que deve ser de iniciativa da Presidente da RepÚblica.

O paciente atrasar pode. O dentista, não. O paciente faltar pode. O dentista, não. O paciente deixar de pagar porque comprou um celular novo pode. Nós atrasarmos o boleto do CRO, não. O paciente processar porque o aparelho, que ele quebrou todo, não deu resultado, pode. O dentista colocar um nome fantasia numa placa, não.

Com todo respeito, é muita naba para pouca bunda odontológica.

Não creio que essa merda de PL passe mas não custa repercutir isso afim de que isso chegue a parlamentares com mais bom senso coloquem o Senador engraçadinho Cidinho Santos no seu lugar.

***
PS: sim, eu linkei essa postagem com a tag HUMOR porque só pode ser brincadeira isso 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.

14 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.