Endodontia

Canal Aberto #7 – Uso do ultrassom na endodontia

Escrito por

Na coluna canal aberto de hoje tudo sobre o uso do ultrassom na endodontia.
Vai perder ???

Sabemos que o sucesso do tratamento endodôntico está intimamente ligado à  adequada limpeza e saneamento dos canais radiculares (dentre outros fatores); atualmente, a tecnologia nos oferece diversos recursos para facilitar esse processo, tais como os sistemas rotatórios, porém, estudos mostram que tanto a instrumentação rotatória, quanto mecânica, podem não eliminar totalmente a smear layer e os debris que se formam no sistema de canais durante a instrumentação.

O ultrassom dentre suas mais diversas funções, vem como um auxiliar para a ativação da substancia química auxiliar através da formação de ondas ultrassônicas, que induzem à  vibração da solução irrigante e consequente aumento da temperatura da SQA podendo ser uma ótima complementação no momento da irrigação ativa promovendo maior limpeza, e também em conjunto com o EDTA após a instrumentação.Também é utilizado para a remoção do hidróxido de cálcio, auxilia na remoção de instrumentos fraturados, termoplastificação da guta no momento da obturação dos canal radicular e desobuturações.

As funções do ultrassom para nós não param por aí: não podemos esquecer que ele é um dos queridinhos para a remoção de pinos intra-radiculares, diminuindo o risco de comprometimento da integridade do remanescente dental: através de sua vibração frequente, que promove a fragmentação do cimento e facilitando a tração do nÚcleo retido por embricamento mecânico, porém sempre com parcimônia, já que sua aplicação por tempo prolongado pode acarretar problemas no periodonto.

Mas não é só isso, o emprego do ultrassom tem sido um grande aliado naqueles momentos em que você acha que tudo está perdido e não encontra aquele canal atrésico ou calcificado! Sua utilização em movimentos devarredura nos dão maior segurança quando em contado com o assoalho da câmara pulpar, sempre movimentando-o lateralmente, já que assim podemos explorar a cavidade sem ao mesmo tempo realizar desgastes desnecessários no sentido apical.

Em outras palavras, o ultrassom não veio para substituir, e sim para ser um instrumento auxiliar durante as manobras, simplificando-as e diminuindo o nosso tempo de trabalho. Afinal de contas, é isso que a gente quer! 😀

Comentários

comentários

Sobre o autor

4 comentários

  • Oi, Celia, eu uso o profi Class da Dabi atlante, e tenho sim as pontinhas próprias para endo…. adquiri com um representante aqui da região, mas antes de tê-las, ja localizei mtos canais com as pontas simples dele mesmo viu!! não me deixaram nada a desejar! 🙂

  • Celia, há insertos próprios para Endodontia. Inicialmente havia apenas pontas para agitação de solução irrigadora, hoje, há pontas inclusive para limpeza de istmos. O professor Capelli confecciona e vende essas pontas. Basta informar qual a marca e modelo do ultrassom que ele produz para todos os encaixes. Abraços!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.