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Pensamento estratégico, Coaching e Gestão Financeira em Odontologia

Desenvolver o pensamento estratégico através do coaching odontológico é fundamental para uma boa gestão financeira em Odontologia. Saiba mais aqui.

Uma das grandes mudanças ocorridas na Odontologia nas duas àºltimas décadas foi na proporção cliente profissional. O poder passou para as mãos do cliente. Empresas (clínicas e consultórios) buscam cada vez mais crescimento sustentável e lucrativo, vantagens competitivas e formas de diferenciação em relação aos concorrentes. Um poderoso desafio é a ocupação plena da capacidade instalada entendida aqui como o nÚmero de clientes, horas disponíveis ou serviços que uma empresa pode atender com e sem presença física do dono. Quantas horas/serviços você e/ou sua empresa poderão disponibilizar em 2014?

O cenário mudou e torna-se imperativo desenvolver o PENSAMENTO ESTRATÃ?GICO, uma forma organizada de buscar soluções para os diversos desafios que surgem tanto em nossas vidas profissionais como também em nossas vidas pessoais. Segundo Timothy Gallwey, um dos precursores do COACHING no mundo,

Este conceito é poderoso, pois deixa bem claro que processos de mudanças e movimentos estratégicas numa carreira estão diretamente relacionados a intenção de um indivíduo em desenvolver sua performance e alcançar metas. Trata-se da criação de um contexto transformacional para o alcance de um estado desejado. E, fica a pergunta: De zero a dez, quanto você esta querendo mudar algo em sua carreira profissional?

Dentre as inÚmeras competências necessárias para a formação mais completa dos Dentistas, uma merece destaque mais diferenciado: GESTÃ?O FINANCEIRA. Em minhas atuações como Coach Financeiro, costumo falar em meus cursos e sessões de coaching que a Odontologia está cada vez mais acontecendo também fora da boca. Uma correta gestão financeira permite a visualização da situação da empresa. Saber quanto entra e quanto sai e básico. Entender este ciclo financeiro e saber interpretar os nÚmeros é que se torna o desafio.

Todo processo começa com duas etapas importantes: registro e controle. Alguns dentistas não sabem dizer quanto faturam ou gastam por mês em seus negócios. Quanto sua empresa faturou em 2013? Quanto ela gastou em 2013? Quanto você faturou em média por serviço prestado? Dos segmentos de serviços que sua empresa vendeu em 2013, quais devem ser preservados e alavancados e quais devem ser ajustados ou eliminados? Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Em nossos negócios, segmentar receitas significa poder decidir estrategicamente sobre o direcionamento de vendas de serviços. O dentista não pode mais pensar todos serviços que sua empresa são iguais em desempenho financeiro. De forma prática quanto sua fatura em média fazendo prevenção, fazendo endodontia, atendendo convênios, locando turnos ou outros diversos segmentos de serviços em seu portfolio? Reflita: Qual é seu melhor negócio?

Portanto, pensar estrategicamente e fazer a gestão financeira, podem representar substituir a palavra quantidade pela palavra desempenho, ou seja, realizar um modelo de negócio capaz de fazer você jogardardos num alvo ao invés dedados na sorte. à? planejar construir a independência financeira que pode ser definida como a criação de uma renda passiva capaz de dar ao profissional a opção de parar de trabalhar e manter seu padrão de vida. Seja o gestor de sua carreira. Invista em valor e inovação. Seja tão competente em gerir o seu negócio quanto você é competente para realizar seus procedimentos clínicos.

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Esse guest post foi escrito pelo meu amigo Flavio Alves Ribeiro, diretor de negócios da FAR Coaching e Consultoria, Master Coach pelo IBC. Se você quiser trocar uma idéia com ele ou contratar seus serviços o email é: contato@flavioalvesribeiro.com.br 😀

 

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Fabricio F. Mendes .'.

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