hj em dia

Depois de toda a repercussão causada por médicos falando bobagem sobre anestesia odontológica no programa “Bem Estar” da Rede Globo, foi a vez de uma nova polêmica deixar perplexos os dentistas brasileiros. Dessa vez quem meteu os pés pelas mãos foi o programa “Hoje em Dia” da Rede Record, que, como vocês podem perceber na imagem ao lado, colocou uma ginecologista para falar sobre cárie.

A revolta nas redes sociais foi grande, e isso motivou inclusive uma nota do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) rechaçando tal atitude. Confiram a nota na íntegra:

“O CROSP informa aos profissionais da Odontologia que, ciente da matéria veiculada nesta data, 04/02, no Programa â??Hoje em Diaâ?, da Rede Record, referente aos â??mitos e verdades sobre a cárieâ?, está adotando as providências adequadas para apuração dos fatos.

Ressaltamos que, todo e qualquer posicionamento equivocado sobre assuntos odontológicos, assim como informações sobre a prática odontológica apresentadas por profissionais de outras áreas da saúde são condutas rechaçadas por este Conselho, uma vez que o cirurgião-dentista é o profissional legalmente habilitado, capacitado e indicado para conceder entrevistas sobre assuntos odontológicos de sua atribuição, com finalidade de esclarecimento e educação no interesse da coletividade.

Assim, afirmamos que temos buscado por todos os meios a inserção de profissionais da Odontologia em programas e em assuntos que tratam sobre saúde bucal, com espaço adequado para esclarecimentos e fortalecimento da confiança da população quanto à capacitação técnica, científica e destreza profissional, características próprias dos cirurgiões-dentistas, que atuam em prol da saúde da população.

Atendendo ao exposto no Código de Ã?tica, solicitamos aos colegas que comuniquem com habitualidade fatos como esse, de que tenham conhecimento e que caracterizem possível infringência às normas éticas e às normas que regulam o exercício da Odontologia. Para denunciar situações semelhantes, basta entrar em contato com o Conselho pelo telefone (11) 3549-5500 ou acessar o site www.crosp.org.br. A Força Tarefa implantada pelo CROSP está disponível para averiguar com agilidade as denúncias de fiscalização”

***

Pelo menos algum órgão se posicionou. Aguardemos. 😀

Compartilhe com os amigos
  • 7
    Shares

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

9 Comentários

  1. Cada um no seu quadrado, por favor!

  2. Mas PERAÍ!!! Num foi erro de caracteres??? A Gineco tava realmente falando sobre cáries??? Eu vi apenas o print da tela e pensei que fosse erro no texto. Então é MUITO sério!

  3. médicos falando de dentes? ora… ora…acaso dentistas se metem no quadrado deles falando de coração.. fígado..etc etc ?

  4. […] O CROSP – Conselho Regional de Medicina de São Paulo rechaçou a atitude do programa e da médica em nota hoje – LEIA AQUI. […]

  5. Flavia disse:

    Gente muita atenção no que se comenta. Texto sem contexto é motivo pra pretexto.
    A medica estava falando sobre mitos e verdades a respeito de transmissão de virus, falou do HPV, herpes, inclusive sobre as cáries. Deu até como exemplo a mãe com problemas assoprar a comida do bebê, se corria o risco de transmissão. ATEN��O PESSOALLLL! !!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *