Honorários Papo Sério

Seguros para Dentistas

Um acidente pessoal e fazer que nós dentistas tenhamos que parar de trabalhar, temporária ou permanentemente. Compensa fazer seguro ??? Entenda aqui.

Uma amiga dentista machucou o braço no primeiro dia da viagem de férias. Caiu de um metro de altura e fraturou o pulso, fez cirurgia dois dias depois e teve que colocar cinco pinos e duas placas, e mais um sem nÚmero de sessões de fisioterapia. Ficou afastada do consultório por quase 30 dias, vai ter que ficar mais alguns entre exames e consultas, e teve gastos inesperados sem ter recebido nada nos dias que ficou sem trabalhar.

Não sei pra vocês, mas pensar nisso pra mim é assustador. Não tenho vínculo empregatício, pago meu próprio INSS mas confesso que se tiver que pedir afastamento pelo governo , o que receberei não vai cobrir minhas despesas. Cada um se previne como pode, observando princípios de ergonomia e biossegurança, mas acidentes não são previsíveis. Minha amiga não imaginou que ia quebrar o pulso pendurando roupa no varal, mas aconteceu. Ela tinha um seguro de incapacidade temporária que pagou por anos e nunca tinha sido usado até então.

Eu não achava esse tipo de seguro importante, e quando a gente é mais novo não se vê em uma situação do tipo. Acredita que vai guardar dinheiro para ocasiões como essa, se agarra em Deus ou em um plano de saÚde. Mas eu fiz o meu essa semana. Pensei na fragilidade da saÚde, pensei em não dar despesa pra minha família, pensei que depois da formatura eu não aprendi outra profissão, só sei fazer odontologia e é só dela que vem meu sustento.

Existe também os seguros de responsabilidade civil, que em termos grosseiros, pagam a indenização em caso de processo contra o profissional. Nunca pensei em fazer esse seguro, especificamente, pois pensava que “era só não fazer nada errado e estava segurança”. Mas o que eu tenho visto são colegas extremamente técnicos e competentes sendo acionados na justiça por pacientes insatisfeitos, à s vezes envenenados por colegas menos informados e menos colegas, outras vezes pela esperança de indenizações fáceis, e em outros casos por falhas que cometemos, como todos os seres humanos. Muitas vezes esses processos são ganhos pelo Dentista, mas pensar que por um ponto de vista diferente colocar o seu patrimônio a perder…

Não estou fazendo propaganda de nenhuma seguradora.Talvez seja a idade chegando, talvez seja porque eu saiba o quanto a odontologia é desgastante, talvez porque dou valor ao esforço diário de ganhar meu dinheiro. Mas somos só humanos. Uma hora a máquina vai falhar, a coluna vai doer, a gente vai errar. Não por falta de preparo ou capacidade, mas porque é da natureza humana. Desejo que não falhemos, mas pense e se prepare para a possibilidade. Tomara que os seguros morram de velhos. 😀

Comentários

comentários

Sobre o autor

Ana Paula Pasqualin Tokunaga

9 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.