TUTORIAL: Como criar uma página no Facebook para o seu consultório

FACEFrequentemente sou questionado por leitores dentistas, seja via email ou em alguma das palestras que faço, sobre a viabilidade de se criar um blog para postar em nome do consultório/clínica, afim de ter um canal de comunicação profissional/pacientes. Sempre respondo a mesma coisa: um blog pode ser a solução, porém eu faria diferente e pensaria primeiro em criar uma página no Facebook.
Os motivos são vários, mas vou resumir em três:
Facilidade de atualização – Qualquer pessoa pode gerir uma página no Facebook. Se não souber criar bom conteúdo, pode abastecer a página com conteúdo compartilhado.
É fácil, rápido e gratuito – Em 5 minutos sua página está criada e sem gastar um único centavo.
Possibilidade relativamente rápida de se atingir o seu público alvo – Afinal de contas hoje mais de 50 milhões de brasileiros estão conectados ao Facebook, o que inclui obviamente os nossos pacientes, atuais e futuros.
Como apesar de simples, a maioria diz que não sabe fazer, resolvi criar um tutorial explicando nos mínimos detalhes todo o processo de como criar uma página no Facebook para consultórios e clínicas. Vamos lá ???

PASSO 1 – COMEÇANDO A CRIAR A PÁGINA

Entre no link de criação de páginas do Facebook https://www.facebook.com/pages/create e escolha entre as duas opções marcadas na imagem. Negócio local se você possui um consultório ou clínica ou Empresa se tiver uma rede de clínicas, franquia odontológica, etc. No nosso caso escolheremos “negócio local” e criaremos a página de um consultório.
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PASSO 2 – ESCOLHA DO NOME, ENDEREÇO E TELEFONE DO SEU LOCAL

Como o Facebook ainda não disponibiliza a ainda opção ODONTOLOGIA na lista dos tipos de negócio local, escolha a opção Saúde/Medicina/Farmácia e crie um nome para a sua página. No passo seguinte você poderá escolher que sua página se trata de um consultório. Você pode usar um nome fantasia ou o seu nome mesmo, mas veja bem isso, pois essa escolha deve ser muito bem feita, afinal esse será o nome da sua página.
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PASSO 3 – DEFINIR RAMO DE ATUAÇÃO, INSERIR RESUMO E LINK

Agora sim é possível escolher o ramo de atuação do seu negócio, o que na listagem do Facebook aparece como DENTISTA. Além disso é possível (e aconselhável) que se crie um breve resumo sobre o que se trata aquela página. Tente ser conciso. Lembre-se que às vezes, menos é mais. Se você tiver alguma página relevante sobre você ou seu consultório, insira também seu link.
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 PASSO 4 – ADICIONAR UMA IMAGEM

Chegou a hora de escolher uma imagem que vá representar sua página no Facebook. Se você não tem uma logomarca, pode usar uma imagem genérica, como por exemplo, o símbolo da Odontologia. Aconselho fortememente que vocês utilizem alguma imagem, pois ajuda muito na apresentação da página. As imagens a serem utilizadas devem ser de preferência quadradas e ter no mínimo 200 x 200 pixels de tamanho.
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 PASSO 5 – FAVORITAR SUA PÁGINA

Agora o Facebook vai perguntar se você quer adicionar a sua página aos seus favoritos, o que também aconselho aceitarem, pra facilitar a localização da página que vocês estão criando  na barra lateral do perfil do Facebook de vocês.
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PASSO 6 – ANUNCIAR OU NÃO ???

Como esse pessoal do Facebook de bobo não tem nada, agora é a hora de tentarem lucrar um pouco em cima de você, que acabou de criar uma página e está ávido por curtidas. Nessa fase do processo eles perguntam se você quer fazer anúncios pagos de sua clínica ou consultório. Como vocês podem conferir na imagem abaixo, há uma possibilidade de segmentação do público que receberá sua publicidade. Você pode escolher quem verá seu anúncio por critérios geográficos, por palavras-chave, por faixa etária e pelo sexo, além de ainda definir quanto quer investir por dia nessa ação. Hoje, o Facebook apresenta um valor mínimo de R$ 12/dia e você pode anunciar quantos dias quiser, em horários que escolher.
Segue um exemplo de segmentação possível, só pra que vocês tenham idéia de quão certeiro pode ser o seu tiro, caso resolva investir em anúncios do Facebook: Imagine que você more na capital paulista e que seu foco ao anunciar seja a captação de pacientes potenciais para clareamento dental. Você pode escolher que somente homens, de 20 a 50 anos, da cidade de São Paulo e que se declararam fumantes possam receber sua publicidade. Nas verdade, você pode fazer a segmentação que quiser, dependendo do seu interesse. As possibilidades são infinitas e cabe a você entender mais sobre isso para ter melhor resultado.
A princípio eu não aconselho esse tipo de investimento. Primeiro porque sua página ainda não tem conteúdo. Ninguém vai querer curtir uma página que nada diz. E segundo, porque o Facebook disponibiliza uma ferramenta de convite para que seus contatos possam curtir sua página. Consiga um número inicial de curtidas de amigos e parentes e aprenda a gerenciar a página tendo apenas seus conhecidos como expectadores. Qualquer erro nas postagens será tratado com menor rigor e você se sentirá mais seguro quando o objetivo for captar novos pacientes. Portanto, se quiser seguir meu conselho, clique em PULAR.
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PASSO 7 – PÁGINA CRIADA

Pronto. Sua página está criada. Você agora pode – e deve – adicionar uma foto de capa, clicando em “adicionar uma capa” (seta vermelha). Essa imagem deve ter 851 x 315 pixels. Pode também começar a produzir o seu conteúdo (seta amarela) onde há as opções de se inserir textos, fotos, vídeos e links de outros sites, caso você ainda não esteja apto a produzir seu próprio conteúdo. Clicando em “sobre” (acima da seta amarela) você tem opção de adicionar inclusive o seu horário de funcionamento.
Como expliquei no passo anterior, agora você pode, gratuitamente, começar a convidar seus amigos e contatos, sejam eles pacientes ou não, a curtirem sua página (seta verde). Eles serão seus primeiros leitores.
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PASSO 8 – DEFININDO A URL PERSONALIZADA

Quando a sua página de fãs atingir a marca de 25 curtidas, o Facebook libera a alteração do seu endereço (que antes era composto por uma sequencia numérica) para uma URL personalizada, com um nome à sua escolha.
Para que isso possa ser feito, ao atingir as 25 curtidas basta acessar o linkhttps://www.facebook.com/username, escolher a página que você quer personalizar o endereço e submeter o nome que você escolheu à disponibilidade do Facebook. Pode ser que alguém tenha chegado antes e escolhido o nome que você queria. Mas também pode ser que você tenha sorte e o seu nome esteja disponível. Por isso, quanto antes você criar sua página melhor.
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Exemplo de URL personalizada: https://www.facebook.com/BlogVidaDeDentista. Isso é muito interessante pois facilita a busca por sua página dentro do facebook e ajuda na fixação do endereço da sua página na memória dos seus leitores.
Agora que sua página está criada, que você já sabe como definir o seu endereço personalizado, vão aí algumas dicas básicas para você aproveitar ao máximo o potencial dessa nova ferramenta de divulgação do seu trabalho:
—> Cuidado com o que você posta. O mesmo poder de captar pacientes que tem a sua nova página, ela tem também para afastá-los. Por isso, produza e compartilhe apenas conteúdo relevante e que acrescente de alguma maneira a vida de seus leitores/pacientes.

—> O uso de imagens bem humoradas pode ser uma alternativa interessante pois essas possuem boa aceitação e são facilmente compartilhadas por seus fãs, o que gerará uma maior visualização da sua página, atraindo novas curtidas.
—> Disponibilize internet wifi na recepção do seu consultório e estimule seus pacientes a fazer check-in no Facebook quando lá estiverem. Ao fazer o check-in, todos os contatos deles saberão que estão no seu consultório e verão o link da sua página, numa publicidade absurdamente eficaz e gratuita.
—> Faça nela o seu marketing pessoal. Utilize a sua página pra postar fotos e comentar sobre cursos e palestras de que você tem participado. Pacientes gostam de saber que o seu dentista está atualizado.
—> Seja atencioso e interaja SEMPRE com seus pacientes, respondendo de maneira profissional às perguntas que por ventura possam ser feitas na sua página.
—> Lembre-se que apesar de menos visada, uma página de consultório odontológico no Facebook está sujeita às mesmas normas e leis do Código de Ética Odontológico. Portanto, seja cauteloso e respeite seus colegas. 
 
Espero que ele tenha sido útil e que sirva para o crescimento profissional de cada um de vocês. Caso ainda haja alguma dúvida, não exitem em perguntar nos comentários. Sua dúvida pode ser a dúvida de mais alguém.
Se gostaram, curtam e compartilhem por favor. Deu um trabalhão fazer esse tutorial. 😀

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Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

2 Comentários

  1. Muito bom ! Obrigado pelas dicas ! Logo logo irei criar uma página no FB pro consultório que estou abrindo.

  2. leise disse:

    Parabens! Otima explicacao!

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