Doce que combate as cáries

doce cárieUma empresa de biotecnologia de Berlim, Alemanha, chamada Organobalance, está mostrando que é possível comer doces e proteger os dentes contra as cáries.
O doce contém bactérias mortas que se ligam às bactérias vivas que existem no dente. Em testes, voluntários que comeram o doce tiveram os níveis de bactérias â??ruinsâ? reduzidos. A pesquisa, considerada importantíssima, foi publicada na revista Probiotics and Antimicrobial Proteins.
O tipo de bactéria com mais probabilidade de produzir cárie é a Streptococcus mutans. Os cientistas sabiam, previamente, que outro tipo de bactéria chamada Lactobacillus paracasei, consegue reduzir as colônias da bactéria â??produtora de cárieâ? em ratos. Essa bactéria possui um açúcar específico em sua membrana externa que se liga aos estreptococos, impedindo que eles se fixem aos dentes.
Ao final do experimento, mais de ¾ dos voluntários tinham níveis significativamente mais baixos após comer doces ou chocolates contendo as bactérias mortas.
A descoberta é incrível e pode ser considerada uma revolução no combate à cárie dental. A mistura de microrganismos mortos poderá ser usada em diversos produtos probióticos como iogurtes, chocolates, doces, geleias, sobremesas e em uma infinidade de produtos como balas e chicletes, com a finalidade de reduzir a incidência de cáries.
Mas em todo caso é bom avisar que mesmo quando esse produto chegar ao mercado, sua utilização não dispensará uma boa escovação, nem o uso do fio-dental e os cuidados do seu dentista. 😉

#FicaDica

Via

Compartilhe com os amigos
  • 4
    Shares

Comentáros

comentários

1 Comentário

  1. Eduardo Araújo disse:

    Ã?tima notícia 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *