Primeira consulta: sucesso ou derrota

primeira-consultaConsulta de avaliação, consulta inicial, avaliação clinica, exame inicial. Não importa como é chamada, a primeira consulta é quem irá te dizer se você conquistou mais um paciente ou não.
A primeira consulta começa na apresentação de sua recepção, o paciente repara em tudo e sujeira e desorganização não combinam com a área da saúde (este será um tema para outro post).
Você deve começar a conhecer o paciente já na anamnese. Queixa principal, tratamentos médicos, idade e profissão são fatores que tem muito peso na primeira conversa com o paciente.
Receba o paciente SEMPRE com um sorriso no rosto (seus problemas precisam ficar do lado de fora do consultório). Ouça tudo o que ele tem que falar, “sinta” o paciente, fique atento com excesso de reclamações de outros profissionais e expectativas que você não consiga alcançar. Realize uma avaliação minuciosa e sempre ofereça pelo menos duas opções de tratamento para o paciente.
Agora vem o fator que te levará ao sucesso. EXPLIQUE DETALHADAMENTE CADA PROCEDIMENTO QUE VOCÊ IRÁ REALIZAR. Não se preocupe em dispensar logo o paciente ou em passar o valor rapidamente, não se esqueça que é nesta consulta que você irá conquistar seu paciente. Perca (leia “ganhe”) pelo menos meia hora explicando cada procedimento e tirando dúvidas. Não tenha medo de dar notícias desagradáveis como a necessidade de exodontia de um central ou o fato de que a prótese total inferior do paciente não ficará firme na boca. JOGUE LIMPO.
Não fique apenas dentro da sua especialidade. Não veja apenas o central fraturado, fale da necessidade de repor aquele molar perdido a mais de dez anos (e explique o por que disto). Dê a possibilidade de alinhar dentes apinhados. Lembre-se de que muitos pacientes não sabem que seu problema tem solução, cabe a você orientá-lo.
Após tudo isso, passe os valores. Dê ao paciente opções de pagamento. Cheque, boleto, cartão, pagar por procedimento, não importa, dê opções.
Pergunte ao paciente se ele não deseja começar o tratamento imediatamente. Realize uma moldagem, uma profilaxia ou um procedimento que o paciente deseje realizar com urgência. Caso ele não comece imediatamente peça para que ele agende uma consulta para iniciar o tratamento. Diga para a sua secretaria ligar um dia antes para confirmar a consulta. Demonstre interesse.
Outra dica importante é você não manter a conversa apenas nos problemas bucais do paciente. Leia toda a anamnese. Fale sobre assuntos relacionados à profissão do paciente. Faça o paciente rir na cadeira, tente descontrair. Fale do clima, dos acontecimentos no país e no mundo, de futebol, política (seja sempre imparcial, você não sabe a opinião do paciente a respeito dos assuntos). Mas antes de tudo isso, sinta se o paciente está a fim de conversar.
Essas dicas não irão garantir a presença do paciente na próxima consulta (problemas financeiros ou outros fatores podem fazer com que o paciente não inicie o tratamento), mas com certeza farão a diferença no momento em que o paciente tiver condições de iniciar o tratamento ou no momento em que alguém lhe pedir uma indicação de profissional. 😀
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Texto enviado pelo leitor-colaborador Thiago Gimenes
Se você escreve bem sobre Odontologia e quer ver seu texto aqui, envie-o pra gente clicando AQUI

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Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

13 Comentários

  1. Regina Andrade disse:

    isso devia ser ensinado todo mês nas faculdades!

  2. Ane Bason disse:

    Esse é o meu garoto… Mandou bem, Thiago Gimenes! 😀

  3. José Antonio Pacheco Arce disse:

    GOSTEI

  4. Vendeu bem o peixe.Valeram as dicas.

  5. Josie Meneses disse:

    pequenos detalhes que fazem toda a diferença… afinal o basico todos sabemos… essa atitude é que nos diferencia….e afirmo que meu colega Rodrigo trabalha ainda a pensar em mais detalhes que os citados… cumprimentos

  6. Filipe Arruda disse:

    Com um povo mal educado que nos temos e com os maus colegas nao cobrando consulta fica dificil seguir diquinha.Tudo tem 2 lados…nunca esquecam…

  7. Por esses dois motivos que eu te digo que é ainda mais importante seguir essas "diquinhas", meu amigo! Povo mal educado e maus colegas vão ficar pra trás, os que irão se dar bem, serão os que se diferenciarem (para o bem)! Um abraço.

  8. APOIO VC� EM G�NERO ,N�MERO E GRAU !O FILIPE TÁ POR FORA.
    TRABALHO DESSA FORMA E SOU AMADO POR MEUS PACIENTES!QDO ME INDICAM DIZEM QUE ALÃ?M DE COMPETENTE EU OS OUÃ?O.
    ESTOU SUBSTITUINDO UM COLEGA Q VIAJOU E OS PACIENTES EM DUAS SEMANAS COME�ARAM ME DAR PRESENTES E FALARAM QUE EU SOU INESQUECÍVEL .DE REPENTE O FOLIPE NUNCA PASSOU POR ISSO.
    TRABALHO C ESTÃ?TICA ,TRABALHO C O"BELO "Da filosofia.
    SOU UM ENTUSIASTA DA ODONTOLOGIA.AMO O QUE FAÃ?O,AMO OS MEUS PACIENTES .ELES TBÃ?M SÃ?O O MOTIVO DA MINHA EXISTÃ?NCIA .
    DR ERIVAL CROBA 5584

  9. PERDOE-ME MAS PARECE QUE O FILIPE TÁ REVOLTADO!
    ME TORNEI SEU FÃ? THIAGO!

  10. AMIGO APLIQUEI A BASE DO LIVRO :A REVOLUÃ?Ã?O DOS CAMPEÃ?ES Ã? MINHA EMPRESA E ESTOU TENDO SUCESSO!
    Autor :ROBERTO SHYNIASHIKI

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