Especialização em Ortodontia – A Saga #15 e #16

preventivaFaaaaaaaalaaaaaaaaaa moçada !!! Não sei se vocês perceberam mas a nossa saga em Setembro foi interrompida. Não houve postagem e o motivo foi, confesso, completo esquecimento da parte do blogueiro aqui. Como só lembrei quando estava prestes à ir pra especialização de Outubro resolvi unir os dois meses num post só, ao invés de postar atrasado.
Isso somente foi possível pois os assuntos tratados em Setembro e Outubro foram sequenciais, ou seja, a professora Mirinha deu continuidade ao tema, que nesses meses foi ortodontia preventiva. Além de teoria (e muita coisa foi dada), tivemos uma aula prática de dobras que foi show de bola.
Aprendemos como e quando é o momento ideal pra tratar maloclusões como classe II e classe III, como identificar se está havendo interferência lingual numa mordida aberta, ou com excesso de diastemas. Estudamos a sistemática das extrações seriadas e debatemos muito sobre quando usar desse artifício nos nossos pacientes. Como eu brinquei em aula, “é preciso ter peito cabeludo” pra extrair, mas se você sabe o que está fazendo tudo fica mais fácil.
Na clínica os casos começam a terminar e já removi o 1º dos vários aparelhos que instalei desde que cheguei. Impressionante como nosso olhar clínico mudou. Estamos com uma visão muito mais apurada, fruto da boa formação que recebemos.
Tivemos na parte “social” da coisa dois episódios pitorescos. Em Setembro, desafiados por um pessoal que faz Implantodontia lá mesmo no Instituto Marcelo Pedreira, disputamos uma partida de futebol society. Enquanto nós da Orto tivemos fôlego (primeiros 5 minutos de jogo), passeamos em campo e ganhávamos fácil. Depois o fôlego acabou ficamos com pena e deixamos o time adversário virar. Já em Outubro rolou um futebol interno da Orto, pós chuva, em talvez um dos dias que eu mais ri na minha vida. Muitos tombos. Milhares de gargalhadas.
Difícil pensar que está acabando. Estranho né ??? O normal seria o contrário. Mas quem disse que sou normal ??? O que tô vivendo é uma fase ímpar da minha vida e recebam aqui o meu muitíssimo obrigado por gastarem seu precioso tempo lendo a saga desse agora “quase” ortodontista. Até mês que vem. 😀
 

Compartilhe com os amigos

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *