Anestesia

Médicos x Dentistas – Cada um no seu quadrado

A inconveniente mania do programa Bem Estar da Globo em colocar médicos para falar sobre assuntos odontológicos

A classe odontológica está revoltada com o programa matutino global Bem Estar. Tudo por causa de um erro primário da direção do mesmo que insiste em chamar médicos, e não dentistas, pra falar sobre assuntos relacionados à  Odontologia.

Não é a primeira vez que isso acontece. Tornou-se uma desconfortável rotina ver doutores, que devem ser muito competentes nas suas áreas de atuação, falarem bobagem no Bem Estar. A àºltima por exemplo aconteceu hoje, quando um médico convidado pelo programa, ao comentar sobre anestesia para uma telespectadora que estava ansiosa com a iminente extração de um siso, disse que o dentista “poderia acertar um vaso sanguíneo o que levaria ela a ter uma convulsão na cadeira odontológica“.

Sinceramente. O que esse idiota tem na cabeça ??? Será que ele não vê o papel ridículo que está fazendo ??? Eu nunca teria coragem para falar sobre as complicações que podem acontecer numa cirurgia de vesícula, pelo mesmo motivo que eles não deveriam falar nada sobre Odontologia: EU NÃ?O ENTENDO DO ASSUNTO.

O risco de acontecer qualquer acidente de percurso durante uma extração dentária existe, mas é muito pequeno. Se observadas as técnicas corretas e principalmente se for feita uma boa anamnese, é mais ou menos o mesmo risco de ser atingido na cabeça por um cofre que cai do 8º andar. Causar um pavor desses na população, num programa da emissora mais assistida do país é um baita desserviço à  Odontologia e acho importante que os conselhos de classe tomem uma providência.

Nós dentistas estudamos muito, somos preparados para lidar com quaisquer situações na nossa área de atuação, por mais chatas que sejam, e por sermos mais capacitados deveríamos ser nós os indicados a prestar esses esclarecimentos à  população.

🙁

Dica do Thales

Comentários

comentários

Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.

36 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.