Anatomia Papo Sério

Cancrum Oris ou NOMA – A doença bucal causada pela FOME

Cancrum Oris ou NOMA – A doença bucal causada pela fome e pela falta de higiene bucal

Cancrum Oris ou NOMA é uma inflamação gangrenosa fulminante dos tecidos orais e faciais que atinge mais frequentemente pacientes debilitados e gravemente desnutridos, em particular crianças. Ocorre com frequência na Africa, onde ficam os países mais pobres do mundo.

Tem como etiologia o grupo de bactérias anaeróbias orais chamado Borrelia vincentii. Estima-se que 70 a 90 % das crianças assoladas por este mal, morrem, porém para aquelas que sobrevivem , resta a trágica situação de passar o resto dos seus dias com desfigurações tão grotescas a ponto de serem rejeitadas por suas sociedades.

A Organização Mundial de SaÚde (OMS) estima que mais de 500 mil crianças são vítimas do NOMA na àfrica. Na maioria dos casos, o NOMA começa com àºlceras na gengiva e é de lá que a doença se espalha. A boca fica dolorida, bochechas e lábios tornam-se sensíveis e inchados, fazendo com que a criança tenha dores insuportáveis e dentro de poucos dias sua face torna-se uma grande área gangrenada.

O mais triste nisso tudo é que esse mal poderia ser prevenido apenas com uma alimentação saudável e higiene bucal.

Vocês tem noção de quão triste é isso ??? Me sinto mal por à s vezes reclamar da vida. Tenho 2 crianças sadias em casa. à?s vezes esquecemos de agradecer à  Deus por tudo de bom que ele nos dá. Sou um baita privilegiado. Todos somos privilegiados.

Existem várias fundações de apoio a crianças vítimas do NOMA, com mutirões de cirurgia plástica gratuita, para tentar amenizar o sofrimento desta pessoas, onde muitos dentistas costumam ajudar.

Abaixo vai o vídeo que me motivou a postar sobre isso. AVISO QUE AS IMAGENS SÃ?O MUITO FORTES

Eu precisava trazer esse assunto ao VDD pra mostrar que o nosso papel, no que tange à  promoção de saÚde bucal e orientações de higiene à s crianças, é MUITO importante. Mesmo com a nossa realidade aqui no Brasil sendo outra, pelo menos na maior parte dele, ir ao dentista ainda é um “luxo” que muitos não tem e isso me entristece muito.

Desculpem o desabafo. 🙁

Fonte: Wikipedia

Comentários

comentários

Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.

11 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.