Séries

Os Especialistas – IMPLANTODONTISTA

Hoje na série “Os Especialistas” apresentamos O IMPLANTODONTISTA. Conheça mais sobre a especialidade dos implantes dentários

Implantes: A nova dentição (ou a terceira dentição). Mude a sua vida com implantes dentários (foto de pessoa comendo maçã). Já viram como propaganda de implantes parece propaganda de tampax? Sim, você pode fazer de tudo com implantes! O bom é que a propaganda do corega apregoa basicamente a mesma coisa, mas tudo bem. 😀

Implantodontistas, essa categoria atualmente é o sucesso da odonto. Campo de trabalho tem, paciente banguela tem de monte nesse Brasilzão de Deus. Gosto de cirurgia mas não sei se faria implante. Trabalho com uma implantodontista FERA que tá fazendo alguns implantes na minha mãe, daí vendo todo o capricho e cuidado com o trabalho fico dali só admirando (e auxiliando na cirurgia)… Faz tomografia, mede osso, avalia: enxerto autógeno ou homógeno? Implante de quanto? Tem parafuso de cobertura de 4.2? Enfim, Godbless porque eu vou ficar na minha endo mesmo.

E o paciente de implante? Tem coisa mais chique pra um paciente do que falar que tá fazendo tratamento com implantes? Já viram como eles enchem a boca pra contar? Em festa de aniversário, fila de banco, de supermercado… E é bacana isso, visto que pra muitos dos pacientes o tratamento significa ficar livre da famosa e desconfortável dentadura (ou PPP, ou Roach) e voltar a levar um padrão de vida semelhante ao tempos onde o paciente ainda tinha dentes.

Implantodontistas tem um dialeto próprio. Vejo dois conversando e entendo nada. ring, angulador, análogo, hexágono interno e externo, cone morse, munhão, attachment… E os colegas, que chegam no buteco contando: (Tira radiografia do bolso) Gente, eu vi essa conversa de fato. Eu sou dentista, entendi alguma coisa, mas a cara do garçom tava impagável…

Enfim, A implanto é um sucesso. Nem sempre os implantes são (um da minha mãe não osseointegrou, vai ter que fazer de novo) mas não quer dizer que não são de fato uma das melhores invenções da área odontológica. Só sejam prudentes na indicação, colegas. Extrair dente que tem salvação pra colocar implante vai contra princípios éticos e legais (e deixa endodontistas e periodontistas desempregados), além de ir contra aquele juramento que a gente fez quando formou, lembram?

 

No mais, muito protocolo e overdenture pra vocês! 😀

***

Elaine Batista é endodontista e escreveu esse texto enquanto espumava de raiva dos implantodontistas que mandam arrancar dente que pode ser salvo tirando assim parte do seu ganha-pão. 

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Basilio Jose Bernal Junior

3 comentários

  • Como implantodontista posso afirmar que a diferença entre profissionais resume-se numa palavra: PLANEJAMENTO. Ã? fundamental, no ato do exame clinico inicial, visualizar o final do tratamento. Em termos práticos fazemos a cirurgia de implante PARA A PRÃ?TESE. O paciente não paga o implante, mas sim a coroa sobre o implante. Quando temos isso em mente desde o início pouca coisa fica ao acaso (como a osseo-integração, risco de infecção, conduta irresponsável do paciente, etc).

    • Confesso que não entendi a colocação: “O paciente não paga pelo implante e sim pela coroa” , vc quis dizer que o que ele dá valor, na verdade é para a prótese?
      Permita-me discordar.
      Acho que na grande maioria, principalmente em casos de overdenture eles sabem da importância do implante e cabe nós deixarmos isso claro.
      Eu que faço endo sinto isso na pele. Se o dente não doer o paciente não dá valor a endo.
      Abraços

  • Implantodontia me lembra as belas e bem feitas propagandas na tv e com elas a nossa saudosa IMBRA! No início a Imbra ajudou no marketing para a implantodontia, depois deixou a desconfiança, mas passou. $uce$$o para os implantodontistas!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.