Falso Dentista

Hoje quando recebi um e-mail da leitora Roberta Fortunato, de Campos dos Goytacazes-RJ intitulado FALSO DENTISTA pensei se tratar apenas de mais um caso de exercício ilegal da profissão. Mas não. O caso é bem mais grave que isso, afinal de contas, um jovem morreu.
Como você pode comprovar nessa matéria do jornal Folha da Manhã um adolescente, que tinha leucemia, faleceu de complicações após fazer uma extração dentária com um falso dentista. Lendo a matéria percebemos que nem alguns dentistas do local desconfiavam do falsário, tanto que indicavam pacientes a ele.
� como se você, totalmente correto, se envolvesse em um acidente automobilístico, mas não tivesse carteira de motorista. O cara que te bateu pode estar totalmente errado na situação, mas se ele tiver carteira e você não, você dançou meu amigo. Você nem deveria estar ao volante. Entendeu ???
Mas nesse caso de Campos meus amigos, acreditem, exercer a Odontologia ilegalmente pode até parecer, mas não é o que deve chamar nossa atenção. O que deve ligar o sinal vermelho na cabeça de todos os dentistas é o fato da negligência cometida na anamnese.
Tudo bem que o paciente pode ter omitido a doença dele. Mas a situação fica incontornável pois esse falso dentista não tinha nem que ter consultório, que dirá atender pacientes. Ele pode não ter feito nada tecnicamente errado durante o procedimento a ponto de provocar a reação no adolescente, mas ele será execrado pela população local. Provavelmente até se mude. Sei lá.
O intuito desse post é alertar você, que não é um falso dentista a tomar mais cuidado. Mesmo se você se formou direitinho e está plenamente autorizado a exercer sua profissão, não vacile. Aconteceu com ele mas poderia acontecer com qualquer um de nós. Ninguém está imune. Portanto moçada, lembrem-se:

ANAMNESE BEM FEITA, $$$ NO BOLSO E CANJA DE GALINHA NÃ?O FAZEM MAL A NINGUÃ?M !!!

 

Compartilhe com os amigos

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

0 Comentários

  1. Celia Barral disse:

    Ã?… é pra se pensar!!!

  2. � pra se por em cana, deveria ser enquadrado como lesão corporal, com a saúde e a vida dos outros não se brinca! Posso estar enganado mas duvido que dentista bem formado se meta numa enrascada dessa ordem!!!

  3. Roberta Fortunato disse:

    O que devemos observar nessa matéria é que parece que o jovem ( SEGUNDO OS SEUS FAMILIARES)foi ao consultório para restaurar um dente e lá o ” dentista ” resolveu fazer extração (práticos adoram fazer extração!!)
    Bem, pacientes com problemas sistêmicos todos nós temos… e se o jovem realmente necessitava da extração ela deveria ser feita, mas com todos os cuidados possíves, coisa que um dentista formado, na minha opinião, está apto a fazer. Sem dúvida alguma, vale a dica para uma anamnese, pré operatório, e pós operatório muito bem feitos nesse caso e em qualquer outro que envolva cirurgia.
    Mas, principalmente, vale o aviso aos pacientes para conhecerem muito bem o dentista responsável pelo seu tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *