Diploma de Odontologia = Sucesso ???

Todo meio e fim de ano, milhares de novos dentistas são despejados no mercado pelas incontáveis faculdades de Odontologia do Brasil. São jovens de todos os cantos do país recebendo um diploma que lhes dá direito a exercer uma profissão para a qual eles nem sempre estão preparados, mas para a qual foram instruídos (e induzidos)  a sonhar com sucesso profissional.
Não é raro ver dentistas récem-formados, saindo da colação de grau ainda em êxtase e perguntando a seus pais: “Me formei !!! E agora ??? Quando vou começar a ganhar dinheiro ???”  Devagar com o andor que o santo é de barro !!!
Em Odontologia, a vida de um récem-formado não é tão simples quanto em outras profissões. Sair de uma faculdade cara como a nossa e montar um consultório é, além de arriscado, bastante oneroso. Apesar disso, carregamos conosco a enorme vantagem de poder ser o patrão, mas a maioria dos formandos acaba mesmo é trabalhando de empregado.
Vários colegas caem nas famigeradas clínicas populares, onde uns dizem que mais se desaprende que qualquer outra coisa, mas eu discordo. Há clínicas e clínicas. Há patrões e patrões. Há dentistas e dentistas. Só desaprende quem quer. Eu cresci muito quando vivi essa fase.
Sei que as faculdades não explicam e nem podem garantir para quem está se formando,quanto vai ganhar um dentista. Muito menos se ele será feliz ou não na carreira que escolheu. Isso é uma roleta russa. Um passo no escuro, para o qual a luz só se mostrará aos melhores. Foi-se o tempo em que um diploma de odontologia na mão garantia sucesso.
Conheço dentistas que são balconistas de ótica, mas também conheço dentistas que fizeram concurso da Receita Federal e ganham um caminhão de dinheiro. Insucesso ??? Quem ousa dizer isso ???
Conheço dentistas cuja renda do consultório não sustém a família e estão atolados em dívidas e também conheço dentistas que construiram verdadeiros “impérios” cuidando de bocas e dentes.
O que será de você que me lê ??? Não sei !!!  Só posso lhe desejar sorte e perseverança, lembrando que se você acaba de se formar e acha que esse diploma vai fazer tudo sozinho, está redondamente enganado. A Odontologia é uma selva, na qual para sobreviver e ter sucesso você tem que ser o “leão”. 😀

Compartilhe com os amigos
  • 19
    Shares

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

0 Comentários

  1. Ariane disse:

    Ola galera, tudo isso ai e verdade, e realmente ha clinicas e clinicas, trabalho em uma, nao estou com o salario que pensei que ganharia, mas hoje, seis meses depois de formada, posso dizer que todos poderiam passar por essa experiencia, pois trabalhar sozinho te ensina muito! Hoje sou dentista, mas nao era quando sai da faculdade!

  2. Marcelo disse:

    Eai pessoal , estou muito querendo fazer odontologia , mas tenho muito medo do futuro.
    Tenho medo de odontologia não me garantir.
    Mas acho que vou arriscar, pois você ser dono do seu nariz e ter seus horarios ” sua vida”, é uma grande coisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *