Odontologia na Montanha

dentista na montanhaHoje de manhã quando fui ler meus feeds encontrei um artigo chamado “Odontologia ao Extremo” onde o dentista Maximo Kausch conta com detalhes impressionantes como é praticada a Odontologia na montanha, durante as escaladas que chegam a durar até meses, dependendo das condições climáticas.
No artigo ele relata quais as principais ocorrências bucais durante esse período em que o corpo humano é extremamente exigido e castigado por um ambiente hostil e cheio de nuances que podem desencadear problemas e situações de emergência. Ali a presença de um dentista pode salvar um alpinista de se atirar do alto da montanha por não suportar uma dor de dente.
Outro dado interessante e que garanto que pouquíssima gente conhece é que, ele nas suas escaladas, notou que antibióticos tem efeitos distintos ao nível do mar e na altitude, talvez pela ação do pouco oxigênio disponível nas infecções. Por isso mesmo ele alerta a quem vá escalar, que faça exames preparatórios para não ser surpreendido.
Segundo ele, a diminuição absurda na pressão atmosférica em grandes altitudes é um dos fatores que mais desencadeia dores, e teve inclusive que arrancar um 2º molar de um companheiro de jornada uma vez. Por isso ele enfatiza que há a necessidade real de se levar nas escaladas um kit de primeiros socorros odontológico composto por:

– Cimento temporário como IRM e catalizador
– Uma espátula para o cimento
РAlgoḍo
– Espelho odontológico
– Ã?leo de cravo
– Amoxicilina 500mg
– Metronidazol 400mg
– Ibuprofeno ou similar

E aí ??? Muito legal né ??? 😀
Se interessou ??? Clicando AQUI você lê o artigo completo

Compartilhe com os amigos

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

0 Comentários

  1. Gabriel disse:

    Muito bom o post, mas se não me engano a pressão atmosférica diminui, e não aumenta, com o aumento da altitude, uma vez que por lá o ar é rarefeito e exerce uma menor pressão sobre os corpos.

  2. Roberto Rodrigues disse:

    Será que se montar um consultório na montanha o Governo vai cobrar Alvará sanitário, Alvará de funcionamento, ISS, IR, etc,etc,etc

  3. celia grilli barral disse:

    Muito esclarecedora a matéria. Vale a pena ler na integra.
    Valeu Fabricio.
    bjo

  4. Gione Schio disse:

    Nestas condições o corpo é exigido ao extremo, inclusive no quesito ERGONOMIA para o dentista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *