Dicas Ortodontia Radiologia

A importância da documentação ortodôntica

A extrema importância da documentação ortodôntica para os dentistas e para os pacientes. Porque nunca devemos colocar aparelho sem o auxilio dela.

Hoje, especialista em ortodontia, posso atestar como é grande a importância da documentação ortodôntica, tanto para o dentista quanto para o paciente. Diria eu que, muito mais pra ele do que pra gente.

A documentação ortodôntica é composta, por diversos exames de imagem e análises computadorizadas que auxiliarão no diagnóstico e na tomada de decisão sobre qual é o melhor plano de tratamento para os casos de cada paciente. Sua presença ajuda na colagem dos braquetes e é um dos cuidados que nós devemos tomar antes de instalar os aparelhos.

Na sua versão econômica, por modelos de estudo, radiografias (panorâmica, tele-radiografia e algumas periapicais), além da cefalometria, que é uma análise das medidas ósseas do paciente feito pelo radiologista.

Em casos específicos, a documentação pode ser mais completa, incluindo um exame de idade óssea (carpal) e até mesmo os dados e fotos obtidos em cd ou até mesmo num pendrive.

São em cima desses dados obtidos na documentação ortodôntica é que o dentista vai descobrir o que fazer e, principalmente, o que não fazer nos seus pacientes. Ela também serve ao profissional para identificar problemas e situações ocultas, como agenesia dental, dentes supra-numerários ou tumores ósseos. Além disso, serve como documento para que você prove que o paciente já chegou ao seu consultório com tais alterações.

Por isso meus amigos, nunca ignorem a importância da documentação ortodôntica pois os seus benefícios são imensos. Caso seu paciente não queira fazê-la, não pegue o caso. Caso ele não possa fazê-la por questões orçamentárias, não pegue o caso. Se ele não tem condição de pagar um exame relativamente barato com certeza não conseguirá arcar com as mensalidades do tratamento. Pense nisso.

 

Comentários

comentários

Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.

10 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.