Iatrogenias Odontológicas #5

Quem mandou a iatrogenia odontológica foi o amigo Dr. Diego Peres, de Fortaleza-CE, especialista em Endodontia e que de vez em quando recebe no seu consultório alguns “presentinhos” como esse que ele nos mostra logo abaixo. Vejam que desastre abaixo da imagem, segue o relato do Dr. Diego sobre o caso:

iatrogenia

Bem, essa é a imagem de um paciente que me foi indicado.  Pai de um de meus melhores amigos. Ele havia sido submetido a um tratamento endodôntico do 47 a alguns anos e o dente passou a apresentar sintomatologia dolorosa.  Como o dentista que fez, que é amigo do paciente, não se encontrava na cidade, meu amigo me indicou.
Ao exame clínico, o dente apresentava fístula, mobilidade grau II e cárie. Já comecei a char o caso preocupante. Mas quando eu radiografei… o.O  A (péssima) imagem da radiografia está aí. Canais mesiais não estavam obturados.  Canal distal, o mais amplo, com um mísero cone acessório até o terço médio. E o pior. Uma baita perfuração entre as raízes.. OBTURADA.   Sim, lá estava outro cone de guta percha, no periodonto.  Não restou outra opção a não ser condenar o dente. Esse foi para o balde.
Moral da história: Iatrogenia todo mundo uma hora faz. O que a gente não deve fazer, é meter a mão no que não sabe.  Ter a humildade de encaminhar para quem estudou pra isso, é especialista e que realmente sabe tratar.

Tão vendo gente … TODO MUNDO ERRA !!! 😀

Compartilhe com os amigos

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

0 Comentários

  1. Dra Gabriela Rupolo disse:

    E pior que isso é o que mais acontece.
    O que aparece la na clinica de paciente falando que fez tratamento endodontico em determinado dente, radiografo e não tem feito.
    � triste porque acabamos levando má fama por alguns que não sabem o que estão fazendo.
    PS: Adoro o blog estão de parabens 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *