Iatrogenias Odontológicas #2

A Iatrogenia Odontológica abaixo, apesar de ter sido enviada pela Dra. Paula Rollemberg, não foi por ela produzida. Mas o relato é interessante e o transcrevo fielmente como ela enviou:

Uma paciente de 53 anos, hipertensa e diabética me esperava na recepção da clinica, após meu almoço, para avaliar o que ocorreu com a prótese fixa dela e o que poderia fazer. Quando ela entrou na sala, ao falar, a prótese ja fazia movimentos de sobe e desce. Era uma fixa do 15 ao 26. Nunca via uma tão grande.
Ela começou relatando os problemas atuais de vida e me disse que e a prótese tinha 21 anos na boca. Isso eu infelizmente constatei quando levemente a removi. 🙁
Tinha nela, pelo menos peru de uns 15 natais passados e resto de bolo de aniversários da família toda. No entanto, como não há nada que não possa piorar um pouco, a visão do inferno foi ainda maior quando percebi que, os dentes que eram pilares, vieram junto. Ou, seja, ela teve uma extração em doses homeopáticas nesses 21 anos.
O que segurava a prótese ainda na boca, não eram núcleos, pois apenas um estava fora de um resto radicular em destruição, mas as raízes do 15 e 26. Na minha incredulidade, coloquei a prótese no seu devido encaixe umas 4 vezes, para admitir que o que eu via era verdade. Meu Deeeeeeeusssssss, que horror. E tava lá, a gengiva com seus devidos orifícios de encaixe.
E  a delicada paciente me perguntou se eu não podia colar. Respondi que ali, só Deus. Dei o “orçamento” de prótese total, extrações e uma dentadura provisória, mas ela se assustou com o preço como se não entendesse o estrago feito ao longo desses anos. Acredita ?

O pior Paula, é que eu acredito !!! 🙁 Ainda mais depois que vi essa foto aqui:

iatrogenia

A foto é do blog parceiro Dicas Odonto, num post em que ele também fala de Iatrogenias Odontológicas

Compartilhe com os amigos
  • 3
    Shares

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

0 Comentários

  1. Alessandro disse:

    E foda ! Mas ja nao me esquento c isso.Ainda mais agora sabendo que nao e so comigo que acontece essas coisas.Paciencia Caros Colegas !

  2. Gustavo Araújo Bisneto disse:

    Que horror!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *