Hipnodontia – Hipnose em Odontologia

hipnodontia hipnose odontologia dentistaDesde que eu estava no primeiro ano de faculdade, em 1996, ouço muito falar sobre um método que se diz capaz de contornar problemas no consultório odontológico. Trata-se da Hipnodontia ou Hipnose em Odontologia.
Conviver com o medo dos pacientes é quase uma rotina na vida dos dentistas. E é justamente prometendo melhorar essa realidade, que atrapalha e muitas vezes até impede os tratamentos, que a hipnose começa a surgir no Brasil como mais uma  ferramenta de trabalho para o odontólogo.
Há quem diga que ela esteja relacionada a ocultismo ou às ciências místicas, mas na verdade a hipnose é um procedimento cientificamente fundamentado. Tem sido utilizada há muito tempo como técnica curativa e psicoterápica. No caso dos dentistas, a hipnose promete, em muitos casos, substituir anestesias, diminuir os sangramentos e a salivação e  facilitar sobremaneira o tratamento.
No Brasil, a utilização da hipnose é autorizada aos cirurgiões-dentistas no artigo 6o da Lei nº 5.081, de 24/08/66, que regula o exercício da Odontologia. No entanto, é necessário que os profissionais sejam devidamente habilitados. Para isso, começam a surgir cursos de hipnose direcionados para os profissionais da Odontologia.
O medo que os pacientes tem do dentista é equiparado ao medo que eles sentem da hipnose em Odontologia. Por isso, em alguns casos, o profissional precisa gastar o seu latim para poder remover da imaginação do seu freguês todas as situações hipotéticas que povoam a mente deles.  Há que se lembrar que ao contrário do que muitas pessoas imaginam, ninguém faz sob hipnose nada que não faria se não estivesse hipnotizado. Além disso, por questões éticas, nenhum dentista pode utilizar a hipnose sem o conhecimento do seu paciente.
A minha opinião sobre o assunto ??? Bom … eu, por natureza de mineiro matuto, sou meio Tomé e  só acredito vendo. Cheguei a ver uma vez em 1999, ano que me formei, numa Jornada Odontológica da Unincor em Três Corações-MG, o professor Adalberto Maciel, dono da cadeira de cirurgia, inserir agulhas nas mãos de alguns malucos que se prestaram a ser hipnotizados por ele.
De um total de 10 voluntários que o desafiaram na platéia ele conseguiu hipnotizar 8. Uma média excelente a meu ver, ainda mais se tratando de uma ocasião em que todos estavam em um salão com mais de 200 pessoas. Funcionou com as agulhas, mas agora como isso funcionaria no consultório são outros quinhentos e para manter a tradição, só acredito vendo.
Gostaria de ver é um curso de hipnose REALMENTE aplicada à Odontologia, tipo:

Aí sim eu seria o primeiro da fila no próximo curso de hipnodontia. 😀

Compartilhe com os amigos
  • 3
    Shares

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

0 Comentários

  1. celia grilli barral disse:

    A pessoa pode assinar cheque ou passar cartão qdo hipinotizada? Taí um bom uso. rsrs

  2. Samej Spenser disse:

    Olá Fabrício.
    Infelizmente, o Brasil carece de cursos e formadores da hipnodontia. Existem vários cursos de Hipnose pelo Brasil, pena que nem todos se enquadrem nos quesitos que o CFO solicita.
    A Hipnose é excelente para o tratamento odontológico. Em dezembro passado soube de um caso no sul do país em que a profissional utilizou Hipnose e obteve resultados excelentes com um cliente que tem medo de anestesia. Fiquei (particularmente) feliz, pois pouco antes disso, dei algumas dicas sobre a anestesia hipnótica para esta profissional, durante um curso de Hipnose Clínica.
    Parabéns pelo artigo. Realmente é necessário desmistificar a Hipnose no Brasil e utilizá-la em todos os setores possíveis, entre eles a odontologia.
    Sobre seu último parágrafo, aí já não seria Hipnose, e sim taumaturgia!
    Abraços.

  3. cesar disse:

    tenho muito medo de dentista ,queria saber se na regiao de campinas existe algum dentista q hipnotiza antes de fazer tratamento,se estiver por favor me passe o endereço,obrigado

  4. Bruna disse:

    Uma amiga minha, dentista, me contou que nos tempos de facul um colega ou professor, não lembro, fez uma exo sem anestesia, somente hipnotizando o paciente. Antes ela não acredita muito, mas depois que viu a cena….
    Sou Bruna, ex auxiliar odontológico e caloura em odonto. Sempre visito seu blog *_*

  5. Raquel disse:

    Eu já fiz um curso em 2000 e já usei no consultório…consegui abrir um dente com pulpite sem anestesia! Ã? que o paciente tinha trauma da agulha….mas não usei mais porque demora muito e fica difícil cobrar o honorário, já que para preparar o paciente demora muito. Depois fiz um curso de PNL para poder aplicar a hipnose. Acho que sem um bom embasamento fica muito perigoso, pois entramos numa área que não dominamos…e daí pode aparecer um surto psicótico no paciente…e não saberemos como agir.

  6. Gostaria de conhecer uma boa clinica odontologica que utilize hipnose

  7. Flora Minniti conhece alguma clínica dessas….

  8. Flora Minniti disse:

    Conheço clinicas em Sao Paulo! Se o profissional usar a hipnose apenas para o bem estar do paciente acho que esta valendo!! Tem cursos e tudo mais!!

  9. Flora Minniti disse:

    procura no google! haha

  10. Vale a pena,mas não faz milagre!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *