Coisas de Dentista Textos

Porque dentistas gostam tanto de brindes ???

Estava eu conversando com meus botões quando uma dÚvida apareceu: porque dentistas gostam tanto de brindes ???

Quem foi ao CIOSP sabe do que eu tô falando. Filas e mais filas que faziam seus integrantes perderem mais de hora para no final, receber algumas escovas e alguns micro tubos de creme dental. Mas pra que isso ??? Pra que se sujeitar a tal humilhação por essa miséria ??? Simples … por CARÃ?NCIA.

Com raríssimas exceções, somos uma classe esquecida pelas empresas odontológicas, principalmente os dentistas que moram no interior como eu. Elas querem que a gente indique seus produtos, mas não nos cativam. Querem ser nossos indicados mas não fazem por onde. E por favor não entendam esse “cativar” e esse “fazer por onde” como doação de brindes fajutos, pois não é isso que reivindicamos. Muito pelo contrário. Queremos reconhecimento digno.

Sei que é chato ficar nessa lenga-lenga de que os médicos ganham isso ou aquilo mas é que me revolta. Meu cumpadre é médico aqui, na mesma cidadezinha que eu, e os laboratórios chegam até ele e o agradam. Os laboratórios sabem que através de viagens e de cursos de atualização os médicos se sentem valorizados e passarão a indicá-los. à? óbvio !!!

Sei também do abismo que gira entre o montante venda de medicamentos e de produtos de higiene bucal, mas isso não justifica a forma como somos tratados. Eu preferia mil vezes um curso de atualização, nem que seja anual, bancado pela Colgate, do que receber uma caixa semestral com amostras grátis de escovas e cremes dentais.

Sonho com o dia em que as empresas de produtos odontológicos entendam que investindo na melhoria profissional e no bem estar do dentista, ela está investindo em si mesma. O retorno que um profissional feliz proporciona vale muito mais que uma viagem ou um curso, ele vale a nossa fidelidade, desde que seus produtos tenham qualidade e sejam acessíveis aos nossos pacientes.

A primeira impressão que tenho quando recebo uma caixinha de brindes, talvez motivada pela carência formada pela raridade com que isso ocorre, é a de que “pelo menos” lembraram de mim. Mas essa sensação passa rapidinho quando me apercebo de que aquilo é mais ou menos o que faz o governo federal com os mais pobres. Aquela caixa com amostras grátis é uma espécie de bolsa miséria, onde no caso, os miseráveis somos nós.

Enquanto a gente não se posiciona, vamos tocando em frente, fazendo propaganda gratuita para empresas odontológicas, felizes da vida com as migalhas que teimam em nos dar, e que nós, teimamos em aceitar.

Veja mais nas OdontoDivas

Comentários

comentários

Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.

6 comentários

  • Exato. Sabe aquela história de que "9 entre 10 dentistas recomendam"? Então… o décimo só não "recomendou" porque a caixinha de amostras grátis de pasta de dentes dele não chegou. Ainda. 🙂

    Quando damos um brinde desses para o paciente ele entende que estamos sugerindo aquela marca, mesmo que não estejamos. E as empresas do ramo SABEM disso. Somos todos panfleteiros. E custamos baratinho.

  • Eu concordo, somos muito miseráveis mesmo. No CIOSP havia uma fila imensa pra ganhar UMA escova de dente. Sem falar que , pro dinheiro que gastamos na odontologia, é vergonhoso esse "reconhecimento" tão medíocre das empresas. Não quero escova de dentes, quero cursos de aperfeiçoamentos, atualizações que me façam ser uma profissional melhor, não um bichinho treinado a repetir procedimentos!

  • No consultorio onde trabalho mais ou menos a cada 3 meses recebemos visitas dos representante da Colgate, sensodine e outro que esqueci o nome (listerine). Dão uma caixa de cada tipo de pasta pra cada dentista (três), a do Listerine deixou esses tempos um litrão de dois sabores pra cada um e o da Colgate deixa sempre junto com as pastas, escovas. E a THD aqui que não eh boba nem nada tb ganha um poquito de cada hehe. Achei que essa minha realidade fosse a mesma da maioria dos consultorios do Brasil, pq eh muito bacana eles reconhecerem o nosso trabalho, fazendo aquela visitinha, demonstrando seu produto e nos presentiando com as amostras.
    Bom espero que isso mude, todos tem direito!

  • Recebo a visita da Colgate e acho legal. As amostras facilitam as decisões em qualquer área. Até na automobilistica , não dá carro, mas tem test-drive.
    Eu sou do tipo que não compro nada pra experimentar. Sempre busco a indicação de quem já usou ou apelo pra amostra.
    A relação médica é outra. Não comparo.
    Além do que, indicar remédio só pra ter benefício é no mínimo anti etico. Tô fora!
    Concordo que um curso seria tudo de bom, e reclamei muito disso no CIOSP. Aquelas filas me irritam, a cada ano, mais!
    Um wokshop de uma manhã numa industria, utilizando suas instalações, divulgaria seus produtos direto para seu publico alvo, e com custo baixo.

  • Aconteceu algo inédito aqui (moro em Salvador) no começo deste mês, recebemos, na clínica onde trabalho, um representante de medicamentos voltados à classe médica e que, pasmem, deixou amostras de analgésicos e antiinflamatórios!!
    De duas, as duas:
    a) estão sem médicos na área pra completar as visitas do dia = bater metas.
    b) se deram conta q dentista lida com dor e inflamação todo dia e, portanto, tb prescreve medicamento!
    Algo me diz que isso vai virar rotina! Aguardem!
    Abçs, Colegas.

  • Acho uma pena ler um post como esse quando a maior parte das sociedades médicas, a ANVISA e o Conselho Federal de Medicina está lutando para acabar com essa relação entre as empresas farmacêuticas e os médicos.

    Ã? claro que os médicos indicam produtos de quem estão ganhando brindes, mas é isso que o paciente quer?? Queremos que o medicamento seja prescrito porque o médico ganhou uma viagem ou uma ida ao congresso ou porque é o melhor para o caso específico?

    O cirurgião-dentista, assim com o médico, deve seus melhores serviços para o paciente, e independência é fundamental! Para valorizar o pra o profissional de saúde este deve receber valores dignos com sua profissão e não receber prêmios de terceiros.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.