Consultório Dicas

Decoração do Consultório Odontológico

decoração consultório odontológico
Assim não =(

A decoração do consultório odontológico é um fator ao qual o dentista em geral dá pouquíssima importância. E isso é um erro gigantesco.

Um consultório bem decorado, além de trazer bem estar aos pacientes, e à  equipe que ali convive diariamente (dentista, secretária, etc…), demonstra cuidado e amor pelo seu local de trabalho. Muitos pacientes encaram isso com bons olhos, pois associam o cuidado dispensado ao consultório ao cuidado que você terá com a boca deles.

Não é necessário exageros, como esse da foto ao lado, afinal de contas não é lotando sua parede de quadros e diplomas, ou colocando estátuas ou penduricalhos de teto que você conseguirá o efeito desejado.

Sobre cores a utilizar nas paredes, principalmente, falarei primeiro da recepção:

  • Cores fortes podem ser utilizadas, desde que em pequenas porções (apenas uma parede onde pode ser utilizada uma textura, por exemplo), em locais de pouca visualização, ou em elementos decorativos que possam ser trocados facilmente (almofadas, quadros);
  • Sempre que possível, combine cores quentes com cores neutras e um pequeno toque de cor fria;
  • Os tetos devem ser em tons mais claros que as paredes quando o objetivo é ampliar o espaço;
  • Tons de verdes quentes são mais agradáveis;
  • Empregue cores neutras, mais fáceis de combinar, onde é mais complicado e caro trocar os materiais (pisos, sofás, etc.).

Já na sala clínica, opte pelo tradicional branco. Além de ajudar na iluminação do ambiente, o branco transmite sensação de limpeza a quem chega, o que é fundamental. Pois como eu sempre digo à  minha secretária, “um consultório odontológico não basta estar limpo, ele tem que PARECER estar limpo”. Afinal de contas é exatamente essa visão, a de como é sua sala clínica, a mais forte impressão que o paciente leva para casa.

Agora, se você é do balacobaco, adora uma cor extravagante e não tá gostando das dicas pois acha que o seu local de trabalho, onde você queria fazer a decoração do seu consultório à  sua imagem e semelhança vai ficar parecendo com um, sei lá, consultório odontológico, calma.

A minha sugestão é que você utilize o banheiro. Lá dentro dele você pode usar e abusar das cores e dos acessórios. Sapeque uma parede de cada cor se você assim o desejar, mas pelo amor de Deus … só lá dentro. Acredite em mim quando digo que seus pacientes não irão gostar se você os atender dentro de algo parecido com uma quadra de escola de samba.

Para encerrar lembrem-se de uma dica infalível: “O SIMPLES à? BELO” 😉

Comentários

comentários

Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.

3 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.