Como se escreve ??? Ciso ou Siso ???

siso ou ciso

Na verdade a dúvida é mais frequente do que parece. Além dos pacientes, muitos dentistas também não saberiam responder de imediato, sem consultar o “pai dos burros” se um paciente perguntasse na lata como se escreve, se é ciso ou siso.

Você saberia ???

Pois eu digo, o nome certo é SISO. Ele é popularmente conhecido também como “dente do juízo”, por geralmente nascer em época onde o paciente já está no fim da adolescência e começo da vida adulta.

A maioria das pessoas apresenta 4 sisos, sendo 2 superiores e 2 inferiores, um em cada hemi-arcada. Mas não é raro ver paciente com 3, com 2, com 1 só e até mesmo com nenhum siso.

Alguns autores dizem que com a evolução do ser humano e de sua alimentação à base de produtos cozidos, que não exigem muita mastigação, a tendência é que os terceiros molares desapareçam. Assim como aconteceu com os quartos molares, que hoje são raridade, mas eram fundamentais para os homens das cavernas devorarem suas carnes cruas.

Como o 3º molar é o último dente a erupcionar na boca, é também o que mais aterroriza os adultos. Muitos dizem, inclusive alguns dentistas mais velhos, que o siso já nasce cariado, o que obviamente não é verdade.

O fato é que como nem sempre ele nasce bem posicionado, fica sobre parte de sua coroa um capuz gengival, que facilita o acúmulo de restos alimentares que, quando não removidos através da escovação e bochechos, fermentam pela ação digestiva da saliva, causam além da cárie, uma inflamação a que chamamos de pericoronarite. O edema (inchaço) causado pela inflamação pode provocar uma mastigação da área inflamada, aumentado a dor e levando o paciente geralmente a nos procurar nessa fase do problema. Daí, caberá ao dentista decidir se é viável manter o siso na boca ou se é melhor extraí-lo.

Agora, se alguém te perguntar sobre o dente do “cisne”, “ciso” ou “juízo”, você já saberá explicar algumas coisas sobre ele, inclusive como se escreve.

😀

Compartilhe com os amigos
  • 25
    Shares

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

26 Comentários

  1. Anonymous disse:

    E o correto é "dente de siso", e não "dente do siso" como muitos falam.

  2. Marjo disse:

    Siso… eu extraio siso e distraio cisnes também 🙂

  3. Ana Tokus disse:

    Anônimo, discordo. Nunca ouvi "dente DE siso". Já ouvi "dente siso" e "dente DO siso" (dente DO juízo). Não sei de que região você é, mas provavelmente é uma expressão que varia conforme a localidade. Aqui se diz DO. 🙂

  4. Ana disse:

    nossa num fala besteira não… Isso de o siso sumir pela “evolução” do homem é puro lamarquismo! Ã? igual falar q de tanto esticar o pescoço a girafa ficou pescoçuda! NÃ?O Ã? POSSÍVEL PASSAR PARA A PROLE CARACTERÍSTICAS ADIQUIRIDAS!
    A única forma do siso desaparecer é se por algum motivo as pessoas que nascem sem ele fossem beneficiadas de alguma forma, e passassem essa herança genética para seus filhos e fossem mais bem sucedidos do q os outros individuos que têm o dente. Isso é evolução: seleção natural!

    • Fabrício disse:

      Aham … Senta lá Cláudia !!!

    • Mauricio disse:

      Adquiridas.

    • Luan disse:

      Então, seguindo sua lógica, o cérebro humano não evoluiu, o que aconteceu é que pessoas com cérebro MAIOR ficaram com pessoas de cérebro MAIOR e passaram isso para a geração seguinte. Quem tinha cérebro MENOR foi desaparecendo? Foi isso?
      Bom, pelo menos uma pessoa com cérebro MENOR sobrou nessa evolução.
      Entendeu, né? ( fato “adiquirido” (sic) ).

    • Braulino Sampaio Silva Filho disse:

      Então!!! A cronologia do ser humano é definhar! Tenho histórico no meu consultório e digo e afirmo nós humanos estamos regredindo com a arcada dentária! Tenho uma paciente com 36 dentes. Logo com quatro quartos molares. Tenho o normal com 32dentes. Ou seja atuais! E tenho o futuro que é 28 dentes!!!! A involução está mto rápida!! Não vou ver essa história de algum colega dizer que estamos caminhando p. 24 dentes. Mas afirmo que daqui há mil anos a raça humana não terá e não precisará ter dentes!!!! Sou dentista há 40 anos! E afirmo p o futuro o que está escrito acima!!!!!

  5. Luis Felipe disse:

    Muita Claudia pra pouca cadeira huahauhaha

  6. "Assim como aconteceu com os quartos molares, que hoje são raridade…" Existe registro recente de alguma pessoa com o 4º molar?

  7. existe relação entre o dente ciso que não nasceu por completo e esta virado de lado, e dores no ouvido e coluna??

    • Luan disse:

      “Siso”… acabamos de ler a reportagem falando que o certo é SISO e, vem aqui e escreve errado. Informação tem que virar conhecimento, entendeu? abs.

  8. Chama-se dente do Juizo , porque Siso, em português, também é sinónimo diisso mesmo= Juizo. Por nascer nessa fase the adolescência, ficou com esse nome.

  9. Leandro San disse:

    Sou radiologista odontológico e vi um paciente com quarto molar superior do lado esquerdo um dia desses…

  10. Eu fui premiado, fiz uma cirurgia e retirei 5 dentes sisos, sendo que os dois de baixo estavam deitados e precisou ser serrados, resultado, na primeira semana quase não comia nada e depois somente sopão de frango batido no liquidificador e de canudinho…

  11. Sandro Jambo disse:

    Show essa explicação eu já arranquei dois e vou arrancar mais dois porque eles estão para baixo!!!

  12. Agora nesse momento, estou com o siso doendo muito, dor insuportável.

  13. […] geral. Dura cerca de 40 minutos e a recuperação, segundo os médicos, é semelhante à extração de um dente do siso. O custo da cirurgia varia entre R$ 4.700 e R$ 7.000 e pode ser feita em hospital ou em […]

  14. […] que você faz odonto, abre o bocão na frente de todo mundo e pede pra você olhar aquele “dente do juízo” que já tá incomodando faz dias. […]

  15. Cecilia Lima disse:

    Obrigada, Dr Fabrício, minha filha extraiu os 4 dentes "sisos " esta semana, eu precisava escrever corretamente, e ainda ganhei conhecimento. Sucesso e felicidades.

  16. Andrey Hudson disse:

    Leandro San Ora, ora, quem eu encontro por aqui… kkkkkkkk o/

  17. Nalda disse:

    Parabéns ótima informação

  18. […] está no meio daquela cirurgia de siso incluso, só tem uma alavanca esterilizada e ao abrir o envelope, deixa ela cair no […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *