Humor Odontologia Técnicas

A Mãe da Odontologia

Bença, Mãe !!!

Fiquei abismado quando pesquisei a expressão “Mãe da Odontologia” e vi que nenhum blog de odontologia havia ainda falado sobre ela. Caros leitores, é com grande prazer que lhes apresento a Mãe da Odontologia“, a nossa boa, velha e conhecida Super-Bonder !!!

Muito já se comentou sobre Pierre Fauchard, o francês que, em 1728, publicou vários livros e dentre outras coisas inventou o pivot e começou a desenvolver a dentadura . Esse comedor de croissant é considerado por muitos até hoje o “Pai da Odontologia” moderna.

Mas permanecia a lacuna feminina , que agora preencho e aqui mesmo, e através de fatos e provas de sua grandiosa contribuição com a arte de Tiradentes, me faz reivindicar o título e reconhecimento de todos os cirurgiões dentistas espalhados na face da Terra, para oficializarmos essa jovem e pegajosa senhora como progenitora do nosso ofício. Vamos aos fatos:

1º) – Ela serve para colar dentes que se quebram dos modelos de gesso quando vamos removê-los do alginato.

2º) – Ela pode ser usada para vedar o conduto de dentes que estão passando por clareamento endógeno.

3º) – Ela é a melhor escolha para colar braquetes em coroas e facetas durante o tratamento ortodôntico.

4º) – Ela fixa as metades da dentadura do seu paciente que partiu-se ao meio quando caiu no chão.

5º) – Pode ser usada como “glaze” naquela coroa que você não poliu direito.

6º) – Conserta impecavelmente o famoso “bico aberto” daquele seu sapato branco de estimação que você comprou assim que passou no vestibular e ficou sabendo que ia ser doutor.

7º) – Serve como desculpa para fechar novos orçamentos, afinal de contas, aquele paciente que colou o pivot com ela num momento de desespero, vai ser informado que precisa de uma nova coroa e novo pino, pois a cola comprometeu toda a anatomia da peça.

E você ??? Usa a “Mãe da Odontologia” para outro fim ???

Conte nos comentários e ajude a fazer a história da nossa profissão !!! 😀

Comentários

comentários

Sobre o autor

Fabricio F. Mendes .'.

24 comentários

  • Veda o ápice pós apicectomia.
    Mas eu gosto mesmo quando o paciente cola o "pivot" torto e vem com o rabo no meio das pernas, dizendo que usou só uma gotinha! bjo colegas

  • De todas, a que mais gosto é quando o paciente vem com aquela estória cabulosa de como quebrou comendo pão, aí pergunto:

    "Só não me diga que tu colou com Super Bonder?!"

    … e o paciente faz aquela carinha de gatinho don Shrek.

  • Ah, mas esse não falta aqui no consultório..rsrs..

    Mais algumas funções pro seu tópico:

    – Segurar lençol de borracha em isolamento de raízes subgengivais…rsrs..

    – Colar aquele pincel da Tigre numero 321 – 2 até você ligar pra dental e comprar outro (só que você esquece que colou e nunca mais compra outro, até ele estragar de vez)..

    – Colar a pontinha do troquel que quebrou quando você foi tirar do casquete..hehe..

    – Fora os usos na cardiologia e neurocirurgia..já vi no bloco cirúrgico pingar no cérebro do paciente pra vedar e unir tecido cerebral..que medo.. eles falam: me dá o Cianoacrilato)…hehe.. acho q falar Superbonder pesa muito a consciência…hahaha…

    E uma das principais utilidades:

    – icar incomodando por baixo da luva depois q vc colou alguma coisa e ele pingou no dedo.. só sai com o tempo.. nem líquido de acrílico tira…rsrs…

    No mais, ótimo e muito criativo post!

  • Hoje eu pude usar dos poderes da nossa mão querida.
    No meio da minha prova prática da endo, meu incisivinho natural lindo fraturou a coroa no meio do acesso.
    Oq eu fiz: saquei o Super Bonder da minha querida amiga Marta e colei minha coroa quebrada.
    Depois continuei minha prova tranquilamente.

    Ã? o @vidadedentista salvando minhas provas!
    Hahahahahahaha

  • Ã?Ã?Ã?TIMO adesivo biocompatível. Muito utilizado também pra adaptar e estabilizar melhor o isolamento absoluto, vedando a interface lençol/dente. Sem contar que quando dá aquela rasgadinha pequenininha, não vai isolar tudo denovo, pelamor. Viva a mãe da Odontologia hahaha

    Beijo beijo

    @RaiCavalcanti

  • Gente, caiu um pedaço da minha faceta muito mal feita e a minha dentina é que está exposta!
    Será que posso colar com a super bonder até encontrar algum dentista competente???
    Kkkk´s. Chorei muito, mas agora tenho que rir para não ficar com depressão!
    Aconteceu hoje, e fui pela terceira vez na mesma dentista fazer a nova faceta, e mesmo sabendo que teria que procurar outra profissional por não gostar nem um pouco do que ela fez jamais esperaria que cairia no outro dia!!! Pelo amor de Deus…
    Aff´s.
    Vou colar e seja o que Deus quizer, por que não consigo nem abrir a boca para falar de tanta vergonha já que foi no incisivo central superior esquerdo!
    Ã? mole?!

  • Existem as superbonders próprias para a nossa profissão: Histoacril e Dermabond. Serve pra fazer sutura em face, lábio, freio, alvéolo, papila, gengiva, língua, columela, fazer hemostasia (resolve muitíssimo bem em pacientes hemofílicos enquanto ele não recebe o fator); dentre muitas outras coisas.
    Um abraço, colegas!

  • Serve p/ unir as bordas de uma incisão qdo. se quer mascarar a futura cicatriz e até usei parar "costurar"lesões. em crianças nos pequenos acidentes domésticos(Eh otimo pois veda o corte por 7 dias,tira a dor de imediato e livra as crianças de traumas de pronto- socorro.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.