Tratamento Odontológico é caro ???

Essa questão é frequentemente levantada em fóruns na net e principalmente em rodas de familiares e de amigos. Às vezes me sinto constrangido e desvio o assunto. Em outras eu tento mostrar que na verdade o valor do tratamento odontológico não é caro e nem barato. É justo.

Quase sempre não concordam comigo. Sempre tem aquele engraçadinho que diz que é um absurdo o que se cobra para colocar uma “massinha” no dente. E as pessoas que dizem isso geralmente são as que menos cuidam da sua saúde bucal.

Mas a verdade é que toda essa polêmica se deve por pura falta de informação. E grande parte da culpa é nossa. Dos dentistas.

Tem uma máxima que diz que: ” A propaganda é a alma do negócio“. Todo mundo já ouviu isso. Mas o danado do dentista raramente coloca isso em prática. O dentista brasileiro não sai da faculdade preparado para vender. Ele, a duras penas, tem que aprender no dia a dia. Infelizmente alguns desistem pelo caminho.

O que falta é mudar a mentalidade. Dentista vende produtos e serviços sim. Mas ele vende mais. Um item bem mais valioso e pelo qual o paciente paga satisfeito. O bem-estar.

Você já foi a uma loja de carros de luxo ??? Já teve a oportunidade ouvir alguém tentar te vender um carro desses ??? Então puxe pela memória aí­ que você vai se lembrar. Os itens que ganham destaque durante a abordagem são exatamente os que promovem bem-estar ao motorista ou aos passageiros. O vendedor de carros de luxo não perde tempo mostrando o óbvio. Ele não gasta saliva com o que todo carro tem. Ele destaca o que realmente causa impacto e faz com que o cliente tenha a sensação de que aquele valor a ser pago vale a pena e é justo.

Essa é a diferença. Esse é o ponto a ser trabalhado por nós. Será que não estamos sendo omissos e deixando de mostrar aos nossos pacientes as vantagens que eles terão em tratar conosco ??? Falar somente o preço do tratamento é municiar quem gosta de questionar valores.

Pense nisso e faça um teste. Garanto que esse tipo de questionamento em relação aos nossos honorários, se não desaparecerem, vão pelo menos diminuir bastante.

 

Compartilhe com os amigos

Comentáros

comentários

Fabrício Mendes
Fabrício Mendes
Fundador do Vida de Dentista

6 Comentários

  1. Diego Góes disse:

    Muito bom o texto. É mais ou menos isso que você disse. Para m carro de luxo nunca falta grana. Já para o dentista sempre falta.

  2. ninacris disse:

    muito bom esse texto seu galo…..penso assim mtbem…..

  3. Dr. Fabrício disse:

    Diego e Nina … Obrigado 🙂

  4. Anonymous disse:

    kkkkkkkk

  5. Luan disse:

    Discordo mesmo trabalhos sendo bem feitos acho muito Caro , Entenda ninguém que ir só no dentista por questão de estética mas sim por saúde e Bem está , ninguém escolhe ter um dente quebrado mas tem que pagar caro pra ter sua saúde bucal de volta e sua estética também , Pra mim eh caro porque sou de família humilde , e acho que n eh culpa dos dentistas mas sim do preço das ferramentas utilizadas pelos mesmos e que tem que ser repassada para o cliente final que arca com todo custo adicional …

  6. Sergio Ferraz disse:

    Caro odonto, sei que não vai publicar isso mas, primeiro, vocês não são um carro de luxo. O carro de luxo é desnecessário, é vaidade, quanto a vocês, infelizmente, são necessários e, por isso, sinto dizer, existe, pelo menos em minha região, cartéis para fixar seus honorários altíssimos. Mas, verdade seja dita, vocês se dedicam uma hora ou mais num trabalho com um dente e um médico, em uma hora em seu consultório, ganham 5 vezes mais que vocês. Mas, como dizia minha vó, cada macaco em seu galho. Aquele que pensa enriquecer com sua profissão, deve escolher a que enriquece. Política, futebol e cantor sertanejo ficam ricos depressinha, então, se assim é, porque vocês, médicos e dentistas não fazem isso ou vão montar touros? O que falta em vocês é um pouco menos de ganância e um muito mais amor ao próximo. Vocês vão ficar ricos e ter suas mansões e carrões de luxo, mas não esqueçam que vocês vão ter, ao fim, o mesmo destino dos pobres banguelas da vida. Como diz, Dussek, troque seu cachorro por uma criança pobre ou seja, dê alguma nobreza à sua vida…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *