Ortodontia – O “X” da Questão #14 – Congresso ORTO SPO 2016

Nos autoligados, percebi um crescimento acentuado das empresas fabricantes chinesas que estão trazendo materiais compatíveis a empresas já consagradas por preços menores e excelente qualidade, tanto que o número de estandes de empresas americanas diminuiu consideravelmente estando presentes somente (GAC, AO, ORMCO, 3M UNITEK). A grande concorrência nacional está entre Morelli , Orthometric, Eurodonto, Orthomundi e Aditek.

Outra tendencia que muito me marcou foi o planejamento ortodôntico com auxilio das tecnologias de escaneamento digital e exame de imagens. Alguns estandes mostraram a tecnologia para escanear e colar mais precisamente os braquetes tanto convencionais (na face vestibular) quanto os dos aparelhos linguais, fornecendo inclusive as moldeiras já com os braquetes posicionados. Parece que o futuro realmente será a presença desses scanners ao lado de nossas cadeiras obrigatoriamente.

Percebi também a presença de muitos estrangeiros na feira , principalmente da América do Sul e diminuição de participantes brasileiros, talvez pelo momento atual da economia brasileira e alta do dólar, mas não há como negar que temos os principais professores de Ortodontia do mundo e muitos deles marcaram presença no evento.

Concluo que esse sempre será um grande evento que traz tendências e conquistas da Ortodontia no mercado brasileiro. Sempre aprendemos o que fazer e o que não fazer , o quanto a tecnologia pode nos ajudar e o que pode ser aprimorado, mas deixando claro que jamais o ORTODONTISTA será substituído, pois é o único capaz de unir conhecimento e tecnologia para adequar a cada caso o melhor tratamento que visa função, estabilidade e estética.

Compartilhe essa postagem com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

Comentários