Bichectomia: a bola da vez

Segue abaixo um ótimo e pertinente guest post da Dra. Juliana Mariano, leitora do VDD, sobre bichectomia:

Antes foi a vez das facetas e lentes de contato, vocês se lembram da Adriane Galisteu naquele vídeo que bombou no facebook? Agora a nova onda dos famosos e anônimos é a bichectomia. Já existe um post falando sobre isso (clique aqui), mas agora venho questionar alguns outros pontos.

Durante um dia todo, chego a ver cerca 5 propagandas sobre cursos, em que o cirurgião dentista sai habilitado para fazer o procedimento em apenas 16 horas. Oi? 16 horas? Gente, o procedimento é muito mais complexo do que se imagina, a bola de bichat, estrutura que é retirada na cirurgia, fica no meio de nervos e ductos salivares, se acontece um corte acidental de alguma estrutura podemos ter várias consequências, uma delas é uma paralisia facial.

Outras questões, qual é o prognóstico de envelhecimento desses pacientes? A bola de bichat é gordura subcutânea e o processo de envelhecimento é justamente a mudança no acúmulo de gordura subcutânea, então se esse paciente não tem mais, como ele vai envelhecer? Vai precisar de preenchimento facial no futuro? Lifting?

Por isso pergunto: 8, 16, 32 horas são realmente suficientes para sair habilitado? Alguma prova de conhecimentos anatômicos é realizada para testar os candidatos? Veja bem, não estou dizendo que quem realiza a cirurgia está errado ou que ela não deve ser feita. Só estou questionando alguns pontos que tenho certeza que alguns colegas já questionaram. Será que o candidato não deveria ter a especialização de cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial para fazer a habilitação?  O cirurgião dentista está apto a resolver alguma intercorrência em seu consultório caso aconteça?

Deixo aqui apenas algumas dúvidas sobre a bichectomia, para que vocês se manifestem sobre um procedimento que está tão em evidência e suas consequências. Até a próxima. 

Juliana
Juliana Mariano: ortodontista e radiologista no consultório, geek, séries, filmes, músicas nas horas vagas e comunicativa o tempo todo.
Compartilhe essa postagem com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

Comentários

Juliana Mariano

Ortodontista e radiologista no consultório, geek, séries, filmes, músicas nas horas vagas e comunicativa o tempo todo.

2 comentários em “Bichectomia: a bola da vez

Os comentários estão desativados.