Tomando Presa #1 – Alginato

Um material básico, de baixo custo mas que exige atenção e padronização no seu uso… assim são os ALGINATOS (cientificamente apelidado de HIDROCOL?IDE IRREVERSÍVEL… rsrsrs) Vamos lá conhecer mais um pouco???

Basicamente, todos os alginatos apresentam uma composição típica, sendo um pó obtido da mistura dos itens descritos na imagem a seguir:

alginato 1

Aqui começa a surgir a principal diferença entre as marcas, pois a qualidade da matéria prima e em especial das partículas de carga, determinam a precisão e estabilidade do material. Isto diz respeito especialmente às partículas de carga, responsáveis pela resistência do material e controle da viscosidade. Sinceramente, brinco que alguns alginatos parecem mais argamassa, de tão grosseiros. Na verdade, todos os alginatos contém um tipo de areia mesmo como partículas de carga, chamada de terra diatomácea, pois é inerte e não altera as reações químicas. Mas a qualidade, tamanho e pureza da mesma determina sua qualidade. E aí já sabe, existem das mais variadas qualidades e preços, assim como existem fabricantes e FABRICANTES.

E atenção especial à armazenagem, pois o pó absorve com muita facilidade a umidade presente no ar. E se isso ocorrer, parte da reação já acontece e o alginatos perde suas características. Você irá notar isto quando após a manipulação, a massa do alginatos estiver cheia de grumos e com superfície grosseira. Não tem o que fazer, tem que ser descartado. Para evitar isto, observe a armazenagem correta:

alginato 2

Com toda certeza uma das características mais marcantes é a chamada HIDROFILIA, que é o grande tendão de Aquiles dos Silicones e a característica que o alginato pode se gabar perante os outros materiais de moldagem. A palavra HIDROFILIA descreve algo que tem afinidade pela água ou ambientes úmidos, como a cavidade bucal. Pela alta presença de água no alginato manipulado, tal característica é esperada. Assim, é mais tolerante que outros materiais em relação à presença de umidade nas superfícies a serem copiadas, o que também não quer dizer que tolera ??moldagens submarinas?…rsrsrs.

Compartilhe essa postagem com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

Comentários

5 comentários em “Tomando Presa #1 – Alginato

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *