Como fidelizar seus pacientes

Você sabe o que fazer para fidelizar os seus pacientes?

Um principio básico para uma boa gestão de uma clínica ou consultório é compreender a importância do bom atendimento. A satisfação do seu cliente, além de garantir a sua volta, também lhe trará novos clientes. O fator indicação, o famoso “boca a boca”, é um ponto chave para qualquer negócio. Por isso, não basta você ter uma ótima campanha publicitária, atrair pacientes, lotar sua sala de espera e no fim das contas, falhar no atendimento. O paciente nunca mais voltará e não o recomendará a ninguém.

Partindo dessa premissa indicamos cinco dicas simples de como oferecer um bom atendimento ao seu paciente:

1 – Importante para o pré-atendimento: O agendamento pode ser via telefone ou whatsapp, claro, mas você pode tentar facilitar ainda mais a vida do seu paciente disponibilizando esta opção também no site da sua clínica. O site também deve incluir informações bem visíveis de como chegar a sua clínica e o telefone da mesma. Não se esqueça de confirmar por telefone todos os agendamentos feitos online. Pode ter certeza que o paciente ficará agradecido por essa cortesia. Outra boa dica é ter um estacionamento facilitado, o cliente também gosta de vantagens exclusivas.

2 – Na recepção: A boa aparência da sala de espera é essencial, afinal a primeira impressão do seu paciente será criada através dela. Revistas e jornais atuais, som ambiente adequado, ambiente físico bem conservado e limpo, iluminação condizente, um lavabo limpo (sempre) são boas dicas para causar uma boa primeira impressão.

3 – E quanto à secretária: Assim como nós, a maioria de nossos pacientes também está em constante “corre-corre”, é por isso que a principal função da secretaria deve ser facilitar as coisas. Ser ágil, dinâmica, resolver problemas (confie nela e dê autonomia para isso). Dentro de sua possibilidade financeira, o mais indicado é ter uma secretária para recepcionar e outra funcionária para lhe ajudar na parte clínica.

4 – Seja profissional: Lógico que nossa profissão é certamente um pouco íntima e pessoal, mas procure manter certa distância de seu paciente no que tange o lado pessoal. Alguns pacientes se aproveitam disto para extrapolar certos limites. Você mantendo uma postura mais profissional perante seu paciente poderá cobrar a mesma postura de seus funcionários, o que no fim das contas trará benefícios gerais ao atendimento de sua clínica. Mas nada de ser rude, a amabilidade é essencial.

5 – Cuide antes e depois da consulta: O tratamento começa bem antes do seu paciente chegar na sua clínica (como na primeira dica) e termina bem depois. Fique atento aos detalhes, por menores que sejam. Seu paciente está em uma situação fora da sua rotina, tudo para ele será novo e até mesmo “agressivo”, cuide para minimizar ao máximo seu sofrimento e o desconforto gerado pelo tratamento, ambiente e tudo mais.

Até a próxima :)

Compartilhe essa postagem com seus amigos
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *