Preciso tirar os sisos pra colocar aparelho ???


sisoDepois que comecei a fazer especialização em Ortodontia o fluxo de pacientes no meu consultório aumentou bastante. A maioria adolescentes. Muitos pacientes chegam aqui querendo saber se é preciso tirar os sisos pra colocar aparelho. A resposta é: DEPENDE.

A decisão sobre extrair ou não os terceiros molares (o nome correto dos dentes siso) depende principalmente de 2 fatores que vamos analisar agora:

Posicionamento

Existem terceiros molares que devido ao seu mau posicionamento (mesializados, horizontalizados, invertidos, etc…) não só podem, como devem ser extraídos. E isso independe de o paciente ter a necessidade de usar ou não aparelho. Já existem outros casos em que a posição não é tão inapropriada em que o seu dentista vai analisar corretamente a necessidade ou não da extração.

Mecânica a ser executada

Em ortodontia chamamos o tipo de movimentação a ser executada de mecânica. Existem mecânicas que exigem a ausência do siso. Outras já possibilitam a sua permanência. Se a mecânica for de extração dos pré-molares geralmente sobra espaço na arcada e os sisos não precisam sair. Já na distalização, um tipo de mecânica onde o ortodontista joga os dentes do paciente para o fundo da arcada, o siso é persona non grata. Portanto, se ele estiver presente num paciente que precise de distalização, deve ser extraído, afim de que o 2º molar possa ocupar seu espaço.

Muitos colegas acham até hoje que o apinhamento dos dentes anteriores inferiores, que geralmente ocorre no final da adolescência, acontece por causa do siso. E hoje sabemos que isso não procede.

O que acontece é que numa época relativamente parecida com a média da erupção dos coitados, acontece um fenômeno chamado “crescimento terminal da mandíbula” onde esse osso tem um surto de crescimento pra frente e pra cima, causando assim uma diminuição da amplitude da pré-arcada, o que leva os incisivos a em muitos casos apinharem, ou “encavalarem”.

Já ficou comprovado por vários artigos científicos que os terceiros molares não são capazes de “empurrar” os outros dentes pra frente. Notou-se isso pois mesmo pacientes que não possuem os sisos, seja por agenesia ou por extração prévia, também passam pelo mesmo processo de apinhamento, ao qual alguns autores chamam de “rugas da mandíbula”

Compartilhe essa postagem com seus amigos
  • 815
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

Comentários


14 comentários em “Preciso tirar os sisos pra colocar aparelho ???

  • 7 de março de 2013 em 10:25
    Permalink

    Minha casuística é de 90 % de indicação para exo de terceiros molares. Muitas vezes, já indico a remoção anteriormente à montagem do aparelho fixo.

    Resposta
  • 7 de março de 2013 em 11:21
    Permalink

    Olá, muito bom artigo, mas discordo em algumas partes. Tenho interesse, se possível, de ler artigos comprovando que os sisos não são fator etiológico para o apinhamento anterior. Poderia enviar ao meu email?

    Resposta
  • 7 de março de 2013 em 14:36
    Permalink

    "Relação dos Terceiros Molares com o Apinhamento Dental Anterior" – meu Trabalho de Graduação da Faculdade. Conclusão: Crescimento Terminal da Manbíbula – grande vilão.

    Resposta
  • 7 de março de 2013 em 15:14
    Permalink

    muito bom o artigo!!!!!!! sempre digo q eles n tem o poder de entortar os outros dentes… e sempre vejo dentistas teimando q entorta… belo artigo!

    Resposta
  • 7 de março de 2013 em 15:39
    Permalink

    Adorei… Artigo bem explicado não, bem informativo. Disse tudo.

    Resposta
  • 7 de março de 2013 em 17:49
    Permalink

    Exatamente, crescimento terminal da mandíbula é o que realmente acarreta apinhamento dental anterior.

    Resposta
  • 13 de março de 2013 em 20:09
    Permalink

    muito bom …apenas sugiro remover com motor de baixa rotação para evitar o enfisema subcutanêo que é uma complicação que pode ser perigosa!!!!

    Resposta
  • 14 de março de 2013 em 21:26
    Permalink

    COncordo plenamente com o excelente artigo, porém, isso não elimina a necessidade da exodontia, No livro Cirurgia Oral e Maxilofacial contemporãnea Cap 9 sãp enumeradas varias indicações de extração de dentes inclusos que muitas vezes são negligenciadas pelos ortodontistas e pelos clinicos gerais

    Resposta
  • 16 de março de 2014 em 12:06
    Permalink

    Crescimento mandibular frente e para baixo

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *