Home » Odontologia » Especialidades » Ortodontia » Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico ???

Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico ???

aparelho nos dentesQuem é ortodontista já ouviu muitas vezes o paciente perguntar: “Dr. quando é que eu vou tirar o aparelho ???”. Essa inclusive talvez seja a pergunta mais feita dentro de consultórios odontológicos depois de “Vai doer ???”. Mas e aí ??? Como responder a essas indagações ??? Quanto tempo dura um tratamento ortodôntico ???

A resposta é tão óbvia pra nós, que temos um pouco mais de instrução, mas não pra alguns pacientes. É necessário explicar que cada caso é um caso e que não há uma receitinha de bolo que possa ser utilizada por ortodontistas afim de padronizar o tratamento, muito menos, a sua duração.

Mas ao mesmo tempo o nosso paciente tem o direito de ser informado sobre qual a previsão de duração do tratamento. Também precisa ser informado sobre o seu papel importantíssimo na manutenção dessa previsão, pois sem a sua colaboração a data prevista com certeza será insuficiente.

Ouvimos e lemos várias histórias de pacientes que ficaram muito mais tempo que o comum com aparelho na boca. Isso é prejudicial em vários sentidos, tanto pra ele quanto para o dentista que o atende. Uma das características mais abominadas por pacientes de ortodontia é a enrolação.

Portanto ficam as dicas:

Se você for dentista, procure estudar e se capacitar a ponto de conseguir diagnosticar corretamente quanto tempo mais ou menos seus pacientes vão permanecer em tratamento. É sua obrigação dar a ele essa informação. De preferência por escrito, óbvio, afim de se resguardar de qualquer tipo de aborrecimento no futuro. Lembre-se que abriu-se um precedente e hoje no Brasil nós ortodontistas temos a obrigação de fornecer resultado, principalmente dentro do prazo estipulado.

Se você for paciente, exija de seu dentista uma previsão de duração do tratamento e não se esqueça que você é parte fundamental do seu processo de cura. Cuide do seu aparelho, mantenha o bem limpo, assim como a seus dentes e evite se alimentar de qualquer coisa que possa danificar ou quebrar alguma peça.

Não existe fórmula mágica pra acelerar o passo e diminuir o tempo que dura um tratamento ortodôntico. Seria ótimo se existisse um jeito de sentar na cadeira e de realizar uma transformação. Mas enquanto isso não é possível, vamos nos atualizar afim de podermos dar aos nossos pacientes o melhor tratamento no menor tempo possível. :D

Sobre: Fabricio F. Mendes .'.

Fabrício Figueiredo Mendes é atleticano desde que nasceu em 1978, dentista desde 1999, marido desde 2005, pai desde 2008 e blogueiro odontológico desde 2010 quando de Ilicínea, no sul de Minas Gerais, resolveu criar o Vida de Dentista.

Artigos relacionados