Odontologia de ontem e de hoje

No próximo dia 10/09 encerram-se as inscrições para um dos principais e mais concorridos vestibulares do país, a FUVEST, que seleciona candidatos aos cursos oferecidos pela Universidade de São Paulo/ USP.

Em 2012 o total de inscritos foi de 146.892 interessados em uma das 10.952 distribuídas por todos os cursos.

A maior relação candidato/vaga ficou com Engenharia Civil campus São Carlos com 52,27, seguido por Medicina  com 51,18 e Publicidade e Propaganda  com 47,20. Odontologia obteve 11,7 candidatos por vaga para o curso Integral e 6,6  candidatos por vaga para o curso Noturno, bem abaixo das carreiras mais concorridas.

O Odontólogo é o profissional de saúde responsável por estudar, tratar e manter a saúde do sistema estomatognático, e claro do SORRISO! Eu particularmente acho cedo, ter que decidir aos 16 ou 17 anos o que se vai fazer profissionalmente para a vida toda, mas a odontologia é uma ótima escolha.

As descobertas da tecnologia e a globalização das informações fizeram da Odontologia moderna algo diametralmente diferente da Odontologia  de 30 ou 40 anos atrás. Aliás, não precisamos ir longe. Ela é diferente da Odontologia que eu cursei entre 1986/1990. Num passado não muito distante, os dentes não eram vistos como órgãos de funções específicas. Quando muito, pensava-se no sorriso.

Por falta de informação, instrumental e técnicas, a extração era algo muito recorrente. Os dentes ??do fundo? quase sempre eram preteridos. A preocupação limitava-se aos da frente.

_Doutora, se extrair esse vai aparecer no sorriso?

Lutamos muito, e ainda lutamos para mudar esse pensamento. Quase não se falava em prevenção.

A Odontologia não tem o mesmo glamour da Medicina e, alguns, costumam dizer que Dentista é o cara que não passou em medicina. Eu nunca quis ser médica. O fato da profissão ser a segunda com maior credibilidade entre os brasileiros é um alento, e ainda guardamos algum prestígio, mas competir com celulares, tablets e carro zero Km é nosso maior desafio.

Compartilhe essa postagem com seus amigos
  •  
  • 3
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comente

Comentários

7 comentários em “Odontologia de ontem e de hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *