Home » Blog » Papo Sério » Escove os dentes e não fique demente

Escove os dentes e não fique demente

Hein ???

Manter seus dentes e gengivas saudáveis através da escovação e do uso de fio dental regular diminui o risco de desenvolver demência no fim da vida, dizem pesquisadores da University of Southern California, nos EUA. Portanto, escove os dentes e não fique demente.

A pesquisa sugere que pessoas que escovam os dentes ou usam fio dental menos de uma vez ao dia apresentam até 65% mais probabilidades de desenvolver declínio mental. A gengivite causada por bactérias está envolvida em uma série de condições, incluindo acidente vascular cerebral, doença cardíaca e diabetes.

Estudos anteriores também descobriram que as pessoas com Mal de Alzheimer, a forma mais comum de demência, tinham mais bactérias relacionadas à gengivite no cérebro do que uma pessoa sem Alzheimer, o que leva a crer que as bactérias que causam doença gengival podem entrar no cérebro, causando inflamações e danos cerebrais.

Foram avaliados 5.468 moradores de uma comunidade de aposentados da California entre 1992 e 2010. Quando o estudo começou, os participantes tinham idades entre 52 e 105 anos, com uma idade média de 81. Todos estavam livres de demência no início da pesquisa e responderam a perguntas sobre seus hábitos de saúde bucal, a condição dos dentes e se usavam dentadura.

Os resultados sugerem uma possibilidade de 65% maior de demência entre mulheres que praticavam menos hábitos de higiene bucal diariamente. Entre os homens, o efeito foi menos pronunciado, com cerca de 22% mais risco de demência entre aqueles que escovavam os dentes de forma menos regular.

O estudo, apesar de limitado, serve como mais um alerta para aqueles pacientes que teimam em negligenciar com a saúde bucal. Não custa alertar. Mal não vai fazer. :D

Dica da Grazielle Soares, via Facebook

Sobre: Fabricio F. Mendes .'.

Fabrício Figueiredo Mendes é atleticano desde que nasceu em 1978, dentista desde 1999, marido desde 2005, pai desde 2008 e blogueiro odontológico desde 2010 quando de Ilicínea, no sul de Minas Gerais, resolveu criar o Vida de Dentista.