Marketing em Odontologia #4 – Fale a língua do paciente

Falando mais uma vez de Marketing em Odontologia pra vocês, constatei que um erro frequente e que por diversas vezes aumenta a distância profissional-paciente é o fato de muitos colegas insistirem em usar de um vocabulário científico demais com sua clientela, principalmente durante a consulta inicial, ou de orçamento, como queiram. Minha opinião é de que o dentista deve falar a língua do paciente. Fale a língua do paciente e tudo fica mais fácil.

Precisamos ter a sensibilidade para discernir que tipo de informação cada paciente é capaz de absorver. De nada adianta esbanjar cultura clínica e expressões , se na prática, o paciente não conseguir entender 10% do que foi falado. O Brasil é um celeiro de dialetos e expressões regionais. O dentista precisa ser poliglota, dentro do seu próprio idioma.

Se fazer entender por alguém que está com dor de dente é difícil. A cabeça da pessoa às vezes invariavelmente foca só na dor – e com razão – ficando assim impossível assimilar o que o dentista diz. Sugiro que nesses casos, se anestesie o paciente para depois conversar. Assim você terá, além de sua gratidão eterna, toda a sua atenção.

Analise seu paciente. Invista 2 minutos de prosa nele. Nesse tempo você terá uma noção da capacidade dele de assimilar tudo que lhe for dito. ?s vezes as notícias que temos pra dar não são tão boas assim.

Exemplo bem humorado de paciente que não entendeu o que o dentista falou =)

Quem faz ortodontia sabe. Atendemos muitos adolescentes e o vocabulário dessa turminha é bastante “transado”. Não é raro ouvir gírias e expressões da moda durante as consultas. Custa alguma coisa entrar “na onda” e responder de uma maneira mais “irada” a dúvida que seu paciente tem ??? Não custa NADA. Pelo contrário. Isso gera é um retorno pra você.

Existe também a outra face da moeda. Os pacientes com pouca (ou nenhuma) cultura. A esses a atenção deve ser redobrada pois seu nível de compreensão não é alto e tudo tem que ser explicado de maneira compreensível.

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Comentários

5 comentários em “Marketing em Odontologia #4 – Fale a língua do paciente

  • 10 de julho de 2012 em 14:26
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    Minha opinião é que devemos falar sim de maneira científica, porém, sempre explicar depois o que está sendo falado numa linguagem mais popular! Dessa maneira nos colocamos no nosso lugar como odontólogos e o paciente logo cria mto mais respeito por nós, pois vê q nós sabemos o q estamos fazendo.. Vcs não concordam??/

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    • 10 de julho de 2012 em 14:35
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      Ah sim Sílvia … seu tivesse tempo de sobra e atendesse 1 paciente por hora faria isso. 😀

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      • 10 de julho de 2012 em 15:21
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        Já eu uso a linguagem científica quando tenho que me livrar rápido do paciente. Por exemplo, agenda atropelada e TENHO que atender uma urgência:
        – olha, seu fulano, seu dente deu canal, vou fazer algo para ele parar de doer agora, mas depois temos de continuar o tratamento, ok? Senta aí…
        – Mas ‘peraí? Já fiz canal outras vezes, mas não sei o que é mesmo… dá pra explicar?
        – Claro! ? a remoção do tecido vásculo-nervoso que se encontra na câmara pulpar, esterilização química da mesma e fechamento hermético com material termoplástico que…
        -Ah, bom… pode anestesiar…
        ? rápido e o paciente ainda acha que sou educado!!!!

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    • 16 de julho de 2012 em 08:54
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      O “ace in the hole” está em identificar qual melhor o melhor vocabulário para cada paciente, popular, científico, ou os dois associados, como sugeriu a Silvia. O grande profissional se diferencia nos detalhes!

      Resposta

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