23/04/2014

Aparelhos Invisíveis – Conheça os principais

Depois que o colega George Bueno escreveu aquele texto sobre o Invisalign, o aparelho invisível, recebemos questionamentos sobre o fato dele não ser o único aparelho nesses moldes no mercado, por isso ele fez questão de responder à essas dúvidas e vai aí uma relação mais detalhada sobre o assunto. Como ele bem diz, pode ser que haja outros não citados, e caso queiram podem acrescentar isso nos comentários. :D

Aqui estão alguns dos principais aparelhos chamados de invisíveis pelos fabricantes e considerados como os mais utilizados pelos Ortodontistas. Abaixo estão as suas principais características e formas de utilização.

Sistema Essis® Clear Aligner

Neste sistema desenvolvido pela DENTSPLY, os alinhadores são fabricados em seu consultório, com um material especial, com uma plastificadora especial e, para ativá-los, é necessário o uso de alicates especiais. É um aparelho indicado para pequenos movimentos, em pacientes com poucos dentes desalinhados.

aparelho invisível

Motivo da “invisibilidade”: o alinhador é feito de material transparente.

Passo a passo: (1) Alicates específicos para o sistema são ajustados na ativação desejada; (2) a ponta ativa é aquecida com um maçarico específico especialmente desenvolvido para o sistema; (3) a temperatura é aferida num termômetro especial antes de levar o alicate à moldeira; (4) o alicate é levado à moldeira e, pelo calor, a ativação é realizada, modificando a forma do aparelho naquela região, podendo então fazer pequenos movimentos dentários quando inserido na cavidade oral.

 Outras características: além do investimento nos alicates especializados, maçarico e termômetro, é necessária uma máquina a vácuo importada para a confecção dos aparelhos individualizados. Todo o processo de confecção e ativação do aparelho é realizado pelo próprio dentista.

Para saber mais sobre o Sistema Essis® Clear Aligner: http://www.dentsply.com.br/hotsite/essix/sistema.htm

 ***

Invisalign®

Considerado pelos Ortodontistas como uma alternativa de tratamento estética para muitos dos casos que chegam ao consultório. No Brasil, apenas os Especialistas em Ortodontia podem se habilitar a utilizar este tipo de aparelho. Assim, quando procurar um profissional, certifique-se que ele seja registrado junto ao Conselho de Classe de sua região.

aparelho invisível

Motivo da “invisibilidade”: os alinhadores são feitos de material transparente.

Passo a passo: (1) Marque uma consulta com o Ortodontista credenciado; (2) serão realizadas moldagens de seus dentes; (3) a Invisalign faz os alinhadores no exterior, correspondentes a todo o tratamento; (4) o aparelho é instalado pelo Ortodontista; (5) o paciente utiliza os aparelhos retirando apenas para comer, beber e escovar os dentes; (6) o fim da sequência de alinhadores coincide com o alcance do sorriso almejado pelo paciente.

Outras características: O Invisalign se utiliza de pares sequenciais de alinhadores, todos feitos sob medida e exclusivos para cada paciente. Todos os passos do tratamento podem ser observados no computador através de um programa específico em 3D. Caso o paciente não colabore com a utilização adequada dos alinhadores, pode ser necessária a confecção de novos alinhadores para a finalização do tratamento.

Para saber mais sobre o Invisalign: http://www.invisalign.com.br

***

Aparelho lingual – Incognito

Assim como os variados aparelhos convencionais utilizados na frente dos dentes, o Incognito é um dos variados aparelhos linguais utilizados na parte de trás dos dentes. Em 2010 a 3M comprou a empresa chamada Lingualcare e trouxe este sistema ao Brasil recentemente.

aparelho invisível

Motivo da “invisibilidade”: o aparelho é utilizado na parte de trás dos dentes.

Passo a passo: (1) Marque uma consulta com um Ortodontista credenciado e treinado a utilizar o aparelho lingual; (2) após a moldagem do paciente, os bráquetes, feitos de ouro, serão confeccionados no exterior e enviados ao Brasil; (3) o aparelho é colado aos dentes e o tratamento se inicia; (4) o sorriso do paciente torna-se mais belo ao fim do tratamento. 

Outras características: Por ser colado atrás dos dentes, é necessária uma técnica de colagem de bráquetes diferente da convencional. Como o Invisalign, em que os alinhadores são individualizados, no Incognito os bráquetes e fios também são individualizados para aquele paciente. Certas pessoas podem imaginar que o aparelho causa muitos transtornos ou incômodos por ser colado na parte de trás dos dentes, mas os pacientes costumam se acostumar.

Para saber mais sobre o aparelho lingual: http://www.abolortolingual.com.br

***

Caso tenha me esquecido de algum aparelho que você considera importante, por favor, comentem logo após o artigo. Dificilmente a forma de tratamento e ativações dos outros aparelhos vai se diferenciar radicalmente dos exemplos dados acima.

Em breve, novos posts sobre aparelhos modernos e procurados pelos pacientes, cada dia mais exigentes com a estética!

George Bueno – @BuenoOrtodontia
Especialista e Mestrando em Ortodontia (UERJ)
Credenciado a utilizar o aparelho Invisalign
Autor dos Blogs Bueno Ortodontia e Odontologia e Mídias Sociais
http://www.twitter.com/buenoortodontia
 
***

Gostaram ??? Comentem !!! Curtam !!! Retuitem !!!  :D

 

Sobre o Autor 

Fabrício Mendes é atleticano desde que nasceu em 1978, dentista desde 1999, blogueiro odontológico desde 2010 quando do interior de Minas Gerais (Ilicínea, pra ser mais exato) resolveu criar o Vida de Dentista.