Doença Periodontal na Gravidez x Nascimentos Prematuros

bebê prematuroDesde muito tempo têm-se aceito na odontologia que infecções crônicas periodontais podem levar a danos sistêmicos em longo prazo que podem ser eventualmente fatais. Mais uma vez é importante considerar o corpo humano como um todo ao invés de partes separadas não relacionadas.Da relação bactérias invasoras x organismo invadido, ocorre uma cadeia de reações que se traduzem por alterações locais e distantes do sitio afetado, causando complicações sistêmicas. ? comum encontrarmos estudos relacionando a progressão da doença periodontal com o diabetes ou com os problemas cardiopulmonares. Entretanto, é importante que, como dentistas, saibamos que problemas periodontais podem também afetar a saúde de quem ainda não tem dentes … os bebês.

Segundo a Organização Mundial de Saúde,1 em cada 10 nascidos no Brasil são prematuros ou de baixo peso ao nascer e as causas para essa prematuridade ainda não são completamente esclarecidas. Fumo, estresse, má alimentação e higiene bucal insatisfatória são apontados como fatores que podem desencadear risco a prematuridade. Além disso, as infecções que acometem o corpo da mãe podem produzir respostas inflamatórias exacerbadas, potencializando a liberação de mediadores inflamatórios como a Interleucina-1 e as prostaglandinas. A elevação desses fatores pode potencializar a inflamação aumentando o poder de destruição da doença periodontal.

grávida lindaTendo em vista que a doença periodontal é um processo inflamatório, quando este é exacerbado pode causar hipersensibilidade do músculo liso do útero, o que aumenta a contratilidade e dilatação cervical, ocasionando assim o parto prematuro.Microorganismos da placa bacteriana são capazes de aderir e penetrar células endoteliais, colonizar a unidade feto placentária e, assim, serem capazes de provocar prematuridade e nascimentos de baixo peso, segundo estudos experimentais realizados em ratos.

Compartilhe essa postagem com seus amigos

Comente