Home » Convênios » Rede Unna – O cartel dos planos odontológicos

Rede Unna – O cartel dos planos odontológicos

Recentemente todos os dentistas conveniados a planos odontológicos fora surpreendidos negativamente com a criação de uma espécie de cartel chamado Rede Unna, que integrou a operação de Bradesco Dental, OdontoPrev, Sepao, Prontodente, Rede Dental, Biodent, Care Plus Dental, Dentalcorp e OdontoServ e hoje responde por 42% do mercado brasileiro de planos odontológicos.

Numa atitude lamentável, após essa fusão as tabelas de remuneração dos dentistas foram niveladas aos menores preços por procedimento que cada plano cobrava e, pasmem vocês, 80% dos dentistas credenciados se submeteram a esse absurdo e assinaram novo contrato com a Rede Unna.

Mas e os 20% que não assinaram ??? O que vai acontecer com eles ??? A resposta é DEPENDE. Se o profissional for “interessante” para a Rede Unna ele pode, segundo a OdontoPrev, que está à frente da operação, negociar individualmente. Ou seja, se o plano tem interesse na permanência do dentista, pode fazer por baixo dos panos uma oferta mais vantajosa afim de mantê-lo credenciado.

Esse é mais um exemplo de como nossa classe é desunida. Ao ver que 80% dos colegas se submeteram a uma vergonha dessas, onde por exemplo a Rede Unna pagará R$ 2,47 por uma radiografia periapical, quando antes o dentista recebia R$ 7,07 (que já era uma vergonha) assinaram junto a novo contrato um atestado de burrice. Sim, porque se eles não notaram ainda, qualquer plano odontológico NÃO FUNCIONA SEM DENTISTA. E não é nem um pouco vantajoso para o plano perder um profissional com clientela formada e que goze de prestígio entre os assinantes do plano.

Eu já disse uma vez que não acho que valha à pena para os dentistas atenderem por convênios odontológicos, ainda mais para um cartel como essa Rede Unna. Precisamos nos valorizar mais. Sei bem que algumas cidades já se mobilizaram, mas ainda é muito pouco. É preciso mais reação, caso contrário, novos cartéis de planos odontológicos surgirão e os dentistas continuarão essa triste sina de serem uma classe barata de se comprar e facilmente manipulável. :(

Pra finalizar, veja uma frase do colega Basílio, do blog Pérolas da Odontologia no Twitter que resume TUDO e nos mata de vergonha. Pelo menos quem tem isso, né ???

 

Dicas Odonto e Ortoblog também comentaram esse absurdo

Artigos relacionados